Instalar App SBOC


  • Toque em
  • Selecione Instalar aplicativo ou Adicionar a lista de início

Notícias

Notícias

Saiba quem são os vencedores do segundo bloco da Gincana Nacional da Oncologia

Saiba quem são os vencedores do segundo bloco da Gincana Nacional da Oncologia

Os residentes que atinigiram as primeiras colocações no segundo bloco de quatro casos da Gincana Nacional da Oncologia promovida pela Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC) estão no último ano da formação. O Dr. Guilherme Nader Marta, R3 do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp), ficou em primeiro lugar nesse segundo bloco e será premiado com o pacote completo para o X Congresso Franco-Brasileiro (passagem, hospedagem e inscrição). Ele conta que participar da Gincana realmente exige dedicação. “Os casos são desafiadores e as questões estão muito atualizadas em relação ao que há de mais novo na especialidade”, avalia. “As condutas são bem atuais e apresentadas por autores superespecializados em suas áreas.”

A segunda colocada, Dra. Tabatha Nakakogue, R3 da Liga Paranaense de Combate ao Câncer – Hospital Erasto Gaertner, em Curitiba, está de acordo. “Cada caso é apresentado de forma progressiva desde a primeira até a quinta e última questão, o que exige que você estude desde o diagnóstico até todas as fases do tratamento”, comenta. “Isso possibilita uma revisão, que é rápida, mas muito baseada na prática, aplicável no nosso dia a dia.”

A premiação da residente será a inscrição para o X Congresso Franco-Brasileiro e a isenção da anuidade da SBOC em 2019. Com base no desempenho ascendente durante a competição, a Dra. Tabatha está animada para estar também entre os vencedores no ranking final da Gincana e ganhar o pacote para o Congresso da American Society of Clincal Oncology (ASCO 2019), em Chicago, nos Estados Unidos.

De acordo com a médica, a segunda colocação é uma vitória do grupo de seis residentes do Erasto Gaertner, pois eles sempre discutem o que responder a cada questão e comentam juntos as respostas corretas, inclusive com os preceptores e chefes, que os incentivam.

Competição acirrada

O terceiro colocado, Dr. Henrique Alkalay Helber, residente do terceiro ano do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, está entusiasmado para manter a disciplina e conquistar um dos prêmios finais. Por sua pontuação nesse segundo bloco, ganhará a inscrição para o X Congresso Franco-Brasileiro. Além de acertar as cinco questões de múltipla escolha que compõem cada caso, pontua mais quem enviar a resposta no menor tempo possível após a publicação da pergunta. “A Gincana é bem dinâmica, com questões diárias, abrangendo todos os os tipos de câncer e nos incentivando a estudar e a querer saber sempre mais”, define.

Nenhum dos três residentes premiados agora havia vencido o primeiro bloco, o que demonstra como a competição está mesmo acirrada. No dia 23 de julho, terá início o terceiro e último bloco de quatro casos. No início de setembro, portanto, serão conhecidos os primeiros colocados do bloco 3 e do ranking geral, que resulta da soma da pontuação desde o início.

A Gincana Nacional da Oncologia para Residentes está em sua terceira edição anual e é promovida pela SBOC com o objetivo de treinar virtualmente os residentes de todo o país para a prática de uma das especialidades mais desafiadoras da medicina.

Saiba quais foram os casos apresentados até agora e seus autores:

Caso 1
Câncer de mama HER 2 doença avançada
Dra. Daniela Rosa

Caso 2
Câncer de próstata
Dr. Diogo Assed Bastos

Caso 3
Câncer de colo uterino
Dra. Maria Del Pilar Estevez Diz,

Caso 4
Câncer de reto
Dra. Anelisa Coutinho

Caso 5
Câncer de ovário
Ana Carolina Leite

Caso 6
Câncer de pulmão
Dr. Fernando Santini

Caso 7
Câncer de rim
Dr. Igor Morbeck

Caso 8
Oncogenética
Dra. Patricia Ashton Prolla

Comissão Científica
Dra. Clarissa Mathias (BA)
Dr. Rodrigo Munhoz (SP)
Dra. Clarissa Baldotto (RJ)