Instalar App SBOC


  • Toque em
  • Selecione Instalar aplicativo ou Adicionar a lista de início

Notícias

Notícias

SBOC aborda ensino oncológico na graduação em livro de oncologia para não especialistas

SBOC aborda ensino oncológico na graduação em livro de oncologia para não especialistas

O conhecimento científico oncológico – área ainda pouco ou nada explorada na graduação em medicina – acaba de ganhar um livro inteiramente dedicado a profissionais de outros campos do cuidado com a saúde: “Oncologia para não Oncologistas”, publicado pela editora Coopmed. A obra conta com um capítulo especial assinado por membros da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC) sobre a defasagem do ensino sobre o câncer desde os primeiros anos da formação em medicina.

Intitulado “O ensino da oncologia na graduação médica no Brasil”, o primeiro capítulo do material pretende jogar luz sobre aquilo que, acredita a presidente da SBOC e uma das autoras do texto, Dra. Clarissa Mathias, tem consequências na prática clínica de todas as especialidades da medicina. “O câncer é uma doença que atravessa uma série de condições clínicas, de domínio de todas as especialidades médicas, e não deveria parecer tão estranho para grande parte dos colegas de medicina”, acredita.

A SBOC chama a atenção para o fato de que a Organização Mundial da Saúde (OMS) estima a incidência de mais de 18 milhões de novos casos de câncer anualmente em todo o mundo – e alerta a comunidade internacional sobre o rápido aumento previsto para as próximas décadas. No Brasil, para o triênio 2020-2022, o Instituto Nacional do Câncer (INCA) estima a incidência anual de aproximadamente 625 mil novos casos.

“Este cenário exige que profissionais de saúde sejam capazes de implementar ações de prevenção primária, diagnóstico precoce e de suporte ao paciente com câncer. Esta é a mais eficaz e acessível estratégia, com potencial de impactar incidência, morbidade e mortalidade por câncer no país”, defende Dra. Angélica Nogueira, que além de ter participado da produção do capítulo assinado pela equipe SBOC é coautora geral do livro, ao lado de Dr. Munir Murad Júnior e Dr. André Márcio Murad.

O diretor executivo da SBOC, Dr. Renan Clara, também coautor do capítulo sobre o ensino oncológico na graduação, lembra que a SBOC tem se dedicado a aproximar cada vez mais o conhecimento científico dos futuros médicos brasileiros. “O interesse por essa área ainda pouco abordada na graduação em medicina, a oncologia, levou 632 estudantes de faculdades médicas de todas as regiões do país a participarem da I Gincana Nacional da Oncologia para Acadêmicos, promovida pela SBOC ano passado”, comenta. “Essa foi uma das muitas inciativas da SBOC para democratizar o conhecimento científico oncológico entre aqueles que, em poucos anos, cuidarão da saúde da população brasileira, nas diferentes especialidades médicas”, acrescenta.

Entre os participantes da competição acadêmica, 87% disseram ter interesse em fazer residência médica em oncologia clínica. “Trata-se de uma área em franca expansão, e a SBOC se orgulha de participar da difusão de um conhecimento científico tão dinâmico e de crescente interesse social”, diz Dr. Renan Clara.

Além de Dra. Angélica Nogueira, Dra. Clarissa Mathias e Dr. Renan Clara, assinam o capítulo outros membros da Diretoria SBOC. Saiba quem são e o que dizem na íntegra da obra, disponível na Coopmed.