Instalar App SBOC


  • Toque em
  • Selecione Instalar aplicativo ou Adicionar a lista de início

Notícias

Notícias

SBOC aguarda avaliação da Conitec do pedido de incorporação de medicamentos pelo SUS

SBOC aguarda avaliação da Conitec do pedido de incorporação de medicamentos pelo SUS

Durante todo o ano, a Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC) alertou sobre a demora da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec) em incluir novos medicamentos no sistema público. Em novembro, foi dado um passo mais incisivo nesse sentido com a primeira submissão ao órgão para a incorporação de dois medicamentos, trastuzumabe e pertuzmabe.

Para elaborar a submissão feita à Conitec, a SBOC fez um parecer técnico, envolvendo uma revisão sistemática da literatura, uma avaliação de custo-efetividade e uma análise de impacto orçamentário. “Revisamos todos os dados da literatura mundial sobre a eficácia do trastuzumabe e da combinação dele com pertuzumabe para o tratamento de câncer de mama metastático HER2-positivo”, explica o oncologista clínico André Sasse, membro da SBOC.  “Fizemos também a avaliação de custo-efetividade, que levou em conta um modelo econômico baseado na realidade brasileira do SUS, seguida de uma estimativa do impacto orçamentário para o Ministério da Saúde de uma eventual incorporação dos dois anticorpos monoclonais. O trabalho envolveu discussão dos preços praticados e eventuais descontos possíveis de serem negociados com a indústria farmacêutica. Esse tipo de abordagem é inédita no país”, afirma.

Um outro estudo realizado por um grupo de médicos oncologistas brasileiros corroborou a importância das duas drogas para o tratamento da doença. Segundo o trabalho, estima-se que, do total de 58 mil mulheres que devem receber diagnóstico de câncer de mama durante o ano de 2016 no Brasil, 2 mil terão o subtipo HER2 positivo da doença em estágio avançado e, após 2 anos, apenas 808 estarão vivas se forem tratadas somente com quimioterapia, que é o cenário atual do que ocorre no SUS.

A submissão ainda aguarda avaliação da Conitec. “Nos próximos meses, a SBOC também entrará com pedido de incorporação de outros medicamentos, como o ipilimumabe para melanoma e uma terapia para câncer renal”, explica o oncologista Gustavo Fernandes, presidente da SBOC”. “A SBOC espera contribuir com a sociedade, indicando o real valor dos novos medicamentos e o impacto de sua incorporação na sobrevida dos pacientes em tratamento de câncer””, afirma o Dr. Fernandes.