Instalar App SBOC


  • Toque em
  • Selecione Instalar aplicativo ou Adicionar a lista de início

Notícias

Notícias

SBOC anuncia representantes regionais eleitos

SBOC anuncia representantes regionais eleitos

Após mais de 600 associados votarem, a Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC) encerrou a apuração do processo eleitoral para as suas Representações Regionais ao redor do Brasil nesta segunda-feira, 24 de outubro. Confira os eleitos por região:

Centro-Oeste
Dr. Fernando Sabino Marques Monteiro (DF)
Dra. Marcela Crosara Alves Teixeira (DF)

Nordeste
Dra. Bárbara Maria Lafayette Viana da Luz (PE)
Dr. Eriberto de Queiroz Marques Júnior (PE)
Dra. Luciana Castro Garcia Landeiro (BA)

Norte
Dra. Kalysta de Oliveira Resende Borges (PA)
Dr. Williams Fernandes Barra (PA)

Sudeste
Dr. Flávio Silva Brandão (MG)
Dr. Paulo Siqueira do Amaral (SP)
Dr. Pedro Henrique Araujo de Souza (RJ)
Dra. Renata D’Alpino Peixoto (SP)
Dra. Tatiane Caldas Montella (RJ)

Sul
Dra. Andrea Scaletzky (RS)
Dra. Maria Cristina Figueroa Magalhães (PR)

As eleições para o Sul, o Sudeste e o Centro-Oeste foram realizadas com um intervalo de 24 horas de votação entre a última segunda-feira, 17, e terça-feira, 18. Por problemas técnicos, o processo eleitoral das regiões Norte e Nordeste se deu entre os dias 20 e 21 de outubro, também em 24 horas. Confira os boletins de urna aqui e aqui.


Representações Regionais SBOC

A escolha de representantes regionais é uma novidade da SBOC com o intuito de engajar oncologistas clínicos de todo o Brasil e aumentar a capilaridade da instituição. Trata-se de uma novidade estabelecida no Regimento Interno da entidade. O número de vagas e a distribuição por estados (distritos) foi definido pela Diretoria da entidade a partir do quantitativo de associados por região/estado, com base no último ciclo de adimplência.

Entre outras funções, os representantes regionais deverão participar ativamente das reuniões estratégicas com a Presidência da entidade; promover o compartilhamento ágil e estratégico de percepções regionais; representar a SBOC em eventos, audiências e reuniões regionais, assim como atuar como porta-voz da instituição junto aos veículos de comunicação quando solicitado pela Diretoria; e estimular a adesão de novos associados à entidade.

O mandato dos membros das Representações Regionais será de um ano, iniciando-se no primeiro dia do ano civil subsequente ao da realização do processo eleitoral. Ou seja, todos os eleitos tomam posse em janeiro 2023.


Confira as propostas dos candidatos eleitos

Centro-Oeste

Dr. Fernando Sabino Marques Monteiro (DF)
“O Brasil é um país continental e as diferentes regiões possuem suas particularidades e dificuldades. Pretendo atuar junto à gestão nacional da SBOC apresentando as dificuldades e as demandas encontradas por nossa especialidade e pacientes no Distrito Federal; e também propor soluções e melhorias para elas.”

Dra. Marcela Crosara Alves Teixeira (DF)
“Aos colegas oncologistas coloco-me à disposição para a Representação Regional da SBOC. Acredito no fortalecimento local da nossa especialidade e Sociedade.”


Nordeste

Dra. Bárbara Maria Lafayette Viana da Luz (PE)
“Pretendo tornar-me Representante Regional devido a importância de uma representatividade regional, acessível, que atua tanto no sistema público como privado, com visão global e ciência de necessidades locais. Com atuação na formação e educação continuada desde residentes a oncologistas formados, visto a velocidade das atualizações e mudanças. Por fim, ser ponte com a entidade nacional com atuação regional alinhada ajudando a fortalecer nossa especialidade.”

Dr. Eriberto de Queiroz Marques Júnior (PE)
“Procuro representar a Região Nordeste com o objetivo principal de fortalecer o oncologista da região, seja no setor público ou privado. Outro objetivo será trabalhar junto da Diretoria da SBOC pela realização de mais eventos científicos regionais, seja nas capitais ou no interior dos estados.”

Dra. Luciana Castro Garcia Landeiro (BA)
“Enquanto Representante Regional da SBOC espero poder contribuir com o pleno desenvolvimento dos objetivos da entidade através da contribuição ativa nas reuniões estratégicas, compartilhamento de percepções regionais de forma ágil e efetiva, e atuando, sempre que necessário, como porta-voz da instituição.”


Norte

Dra. Kalysta de Oliveira Resende Borges (PA)
“O Brasil é um país continental e a representatividade regional encurta essa extensão, notadamente na região Norte com 3.853.575,6 km² e distribuição populacional de difícil acesso aos serviços de saúde. Atrair novos profissionais para a especialidade, fortalecer vínculos com a SBOC e apoiar melhorias na educação, prevenção ao câncer e equidade terapêutica são ações emergenciais e imperativas.”

Dr. Williams Fernandes Barra (PA)
“A atuação do oncologista clínico em cenários afastados dos grandes centros brasileiros acrescenta dificuldades à prática inerentemente cheia de desafios. Após uma década de atuação no Pará e no Amapá, podemos contribuir para aproximar a SBOC aos oncologistas e à população do Norte do Brasil.”


Sudeste

Dr. Flávio Silva Brandão (MG)
“Sou oncologista clínico pela Santa Casa de Belo Horizonte, serviço esplendidamente concebido pelo Dr. Sebastião Cabral. Trabalho na própria Santa Casa e no grupo Oncoclínicas, tenho bastante experiência tanto no setor público quanto privado. É justamente o setor público me preocupa, com tabelas e protocolos defasados. Meu foco é a interlocução com as entidades governamentais a fim de melhorar o tratamento aos usuários do SUS em Minas Gerais.”

Dr. Paulo Siqueira do Amaral (SP)
“Oncologista e, atualmente, atuando pelo ICESP-FMUSP, meus objetivos representando a SBOC são três: reduzir as distâncias entre a capital e centros no interior do estado. Esclarecer a relevância da SBOC para o jovem oncologista ou recém-egresso da residência. Fortalecer o papel da Sociedade na saúde pública.”

Dr. Pedro Henrique Araujo de Souza (RJ)
“Quero usar minha experiência em coordenação de unidades de oncologia, residência médica, bem como atuação em pesquisa clínica, para integrar a comunidade de oncologia em torno de discussões importantes na nossa prática, seguindo diretrizes da SBOC: educação continuada, formação de residentes, pesquisa clínica, incorporação de novos tratamentos e novas tecnologias.”

Dra. Renata D’Alpino Peixoto (SP)
“A minha candidatura à Representante Regional da SBOC se deu em virtude da possibilidade de contribuir para o crescimento desta sociedade cada vez mais fundamental no exercício da oncologia clínica no Brasil, tanto do ponto de vista acadêmico quanto social, ajudando nossa população a ter cada vez mais acesso a informações.”

Dra. Tatiane Caldas Montella (RJ)
“Como Representante Regional da SBOC no Distrito do RJ meu objetivo será estreitar e vincular as decisões estratégicas nacionais aos interesses/necessidades do nosso Estado. De forma igualitária, promover as virtudes e os potenciais regionais e difundir a importância da sociedade para membros e não membros da SBOC.”


Sul

Dra. Andrea Scaletzky (RS)
“Há 30 anos atuo na oncologia privada e no SUS, fui secretária da regional da SBOC/RS, possuo conhecimento e experiência para contribuir com a expansão e desenvolvimento da Sociedade na região Sul.”

Dra. Maria Cristina Figueroa Magalhães (PR)
“Pretendo colaborar com a Diretoria da SBOC para fortalecer a oncologia paranaense em âmbito nacional, com o intuito de ampliar a representatividade local em protocolos de pesquisa e a discussão de protocolos de rastreamento e tratamento implementados no Sistema Único de Saúde. Quando acionada, pretendo promover encontros para discussões e troca de conhecimento, além de levar dados epidemiológicos para gerar discussões nacionais sobre disparidades estaduais, entre outras ações.”