Notícias
SBOC apoia prazo de 30 dias para acesso a diagnóstico de câncer
Em reportagem do Bom Dia Brasil, da Rede Globo, o Dr. Rodrigo Medeiros, membro da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC), insiste que o tempo é precioso quando se fala em câncer. “Existem neoplasias cujas taxas de cura chegam a 90% desde que sejam diagnosticadas precocemente e que o tratamento seja estabelecido de imediato”, enfatiza o oncologista.
A matéria mostra o apelo de representantes de pacientes pela aprovação de um projeto de lei que fixa o prazo máximo de 30 dias para o acesso a exames. A Associação Brasileira de Mulheres Mastectomizadas afirma, no vídeo, que pacientes chegam a aguardar até nove meses para fechar um diagnóstico de câncer.
Outro dado importante é que, a cada 10 pessoas que recorrem à Defensoria Pública da União com casos relacionados à saúde, pelo menos seis estão pedindo socorro para conseguir alguma etapa de sua jornada como paciente de câncer.
Em 2017, 105 mil pacientes que recorreram à Defensoria conseguiram, por decisão judicial ou negociação com os governos dos Estados, principalmente medicação, radioterapia ou quimioterapia. Até setembro de 2018, foram 76 mil decisões favoráveis a pacientes com câncer.
A Associação dos Defensores Públicos diz que, em média, 30% das decisões da Justiça são pelo bloqueio de verbas das secretarias de saúde para garantir o atendimento na rede particular, o que mostra a falta de atenção dos governos ao tratamento do câncer.
Assista à reportagem: http://bit.ly/2ywKe87