Instalar App SBOC


  • Toque em
  • Selecione Instalar aplicativo ou Adicionar a lista de início

Notícias

Notícias

SBOC convoca associados a participarem da construção de suas diretrizes

SBOC convoca associados a participarem da construção de suas diretrizes

A Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC) convidou oncologistas de todo o país para construir suas novas diretrizes para os principais tipos de câncer que acometem a população brasileira. Os oncologistas convidados foram selecionados por serem líderes de opinião em suas áreas de atuação e também por manter considerável produção acadêmica e científica. Agora, as primeiras diretrizes começam a ser disponibilizadas no site da entidade para que todos os associados possam ler, avaliar e enviar comentários e sugestões, que serão analisados e considerados para incorporação nos documentos. “Ao elaborar as novas diretrizes estamos cumprindo uma obrigação estatutária da SBOC. E ao convocar os associados para participar, queremos que as diretrizes sejam resultado da discussão da SBOC como um todo, não somente de sua diretoria”, afirma o Dr. Gustavo Fernandes, presidente da SBOC.

Baseadas em evidências clínicas

As recomendações terapêuticas foram inteiramente baseadas em evidências clínicas e o objetivo é que possam ser aplicadas tanto no Sistema Único de Saúde (SUS) quanto na saúde suplementar. “Buscamos desenvolver algo que pudesse ser um guia de consulta simples, com orientações fáceis de serem lidas, compreendidas e aplicadas no dia a dia por todos os oncologistas”, explica o Dr. André Sasse, responsável por coordenar o trabalho do grupo que elaborou os documentos preliminares.

A iniciativa da SBOC inova ao apresentar as diretrizes num novo formato e ao abrir espaço para a participação de todos os associados. “Quanto mais tivermos a participação de quem vai utilizar as diretrizes no cotidiano, melhor. A intenção é que elas sejam um instrumento importante para todos, tornando-se a base da oncologia clínica brasileira”, diz o Dr. Gustavo Fernandes. “Também acredito que ajudará na discussão sobre incorporação de tratamentos e medicamentos no SUS”, avalia o Dr. André Sasse.

Cada nova diretriz publicada no site da SBOC estará disponível para apreciação durante um mês. Acesse os documentos e participe de sua construção!