Instalar App SBOC


  • Toque em
  • Selecione Instalar aplicativo ou Adicionar a lista de início

Notícias

Notícias

SBOC defende equidade na incorporação de imunoterapia contra melanoma no SUS

SBOC defende equidade na incorporação de imunoterapia contra melanoma no SUS

No último mês de julho, a Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC) protagonizou uma das maiores conquistas do cuidado oncológico na rede pública: a incorporação da imunoterapia com pembrolizumabe e nivolumabe contra melanoma avançado ao Sistema Único de Saúde (SUS). Agora, a entidade entra em uma nova batalha: para que o acesso da população ao tratamento seja feito de forma justa e sustentável.

Isso porque a portaria nº 23 da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde (SCTIE), de 4 de agosto, definiu que a incorporação seja feita pelo modelo da assistência oncológica. De acordo com o gerente jurídico da SBOC, Dr. Tiago Matos, “há evidências robustas de que esse modelo, quando aplicado a medicamentos antineoplásicos modernos e custosos, atenta contra os princípios da eficiência e economicidade, sobretudo por não garantir ao paciente acesso equânime à tecnologia”. Tais evidencias foram apresentadas pela SBOC em recurso à SCTIE.

Por meio do modelo de assistência oncológica, os hospitais habilitados em oncologia na rede pública recebem um valor mensal por paciente, a depender do tipo de câncer e a partir da tabela de procedimentos do SUS. Os recursos são usados para cobrir todos os custos do tratamento, incluindo medicamentos, materiais em geral, papelaria, limpeza e manutenção da unidade de quimioterapia, entre outras demandas.

“Muitas vezes, os valores sequer são compatíveis com o custo do tratamento de base, impossibilitando os hospitais de incluírem tratamentos mais custosos nos seus protocolos de conduta”, explica Dr. Tiago Matos.

A SBOC já havia se posicionado contra o modelo ao ingressar em uma ação civil pública junto ao Ministério Público Federal (MPF) por melhorias no cuidado oncológico no SUS. Para a presidente da entidade, Dra. Clarissa Mathias, “trata-se de oferecer o acesso da população ao melhor para sua saúde e garantir ao oncologista clínico a autonomia de orientar seu paciente de acordo com as melhores evidências científicas. Essa decisão é essencial: com esses medicamentos podemos salvar vidas!”

Como alternativa, a SBOC sugere que a decisão seja modificada para que a incorporação ocorra mediante compra centralizada pelo Ministério da Saúde – ou outra forma que assegure o financiamento adequado do fornecimento dos medicamentos.

“Apesar de os critérios para a seleção dos medicamentos adquiridos de forma centralizada não serem suficientemente claros e previsíveis, essa já é uma prática consagrada, com resultados bastante satisfatórios e que garantem não só o acesso do paciente ao tratamento, mas também oferece melhor sustentabilidade econômica ao sistema, sobretudo pela possibilidade de negociação de custos na aquisição em larga escala. A questão logística da oferta é que é delicada e precisa ser reavaliada”, explica o diretor executivo da SBOC, Dr. Renan Clara.