Instalar App SBOC


  • Toque em
  • Selecione Instalar aplicativo ou Adicionar a lista de início

Notícias

Notícias

SBOC defende prevenção e diagnóstico precoce do câncer

SBOC defende prevenção e diagnóstico precoce do câncer

No dia 4 de fevereiro, sábado, será comemorado o Dia Mundial do Câncer. A data foi criada pela União Internacional de Combate ao Câncer para reforçar principalmente a importância da prevenção. Para falar sobre o assunto, a GloboNews ouviu o vice-presidente de Organização, Planejamento e Administração da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC), Jorge Sabbaga, que lembrou a importância da detecção precoce de tumores pré-malignos e da prevenção de fatores de risco, como o tabagismo e a obesidade, para o enfrentamento do câncer.

Em 2017, a expectativa é de que sejam diagnosticados 596.070 novos casos de câncer no Brasil. Na reportagem, o Dr. Jorge Sabbaga esclarece ainda que há uma subnotificação importante do câncer no país, citando como exemplo os Estados Unidos, que têm uma população 1,5 vez maior que a brasileira e o triplo de casos identificados. “Contudo, é possível afirmar que a incidência da doença vem aumentando no Brasil por conta, especialmente, do envelhecimento da população”, avalia.

Quanto ao diagnóstico precoce, o vice-presidente da SBOC ressalta que, principalmente no Nordeste do país, ainda há considerável dificuldade de acesso aos exames. “Grande parte dos tumores, se tratada precocemente, não causaria mortalidade”, afirma. O Brasil registrou 189.454 mortes por câncer, em 2013, e 195.029 no ano seguinte.

Confira a entrevista completa do Dr. Jorge Sabbaga à GloboNews, na terça-feira (31/01).