Instalar App SBOC


  • Toque em
  • Selecione Instalar aplicativo ou Adicionar a lista de início

Notícias

Notícias

SBOC destaca importância da nutrição contra o câncer

SBOC destaca importância da nutrição contra o câncer

No Dia do Nutricionista, Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica intensifica divulgação do seu Guia de Nutrição para o Oncologista

Nesta quarta-feira, 31 de agosto, celebra-se no Brasil o Dia do Nutricionista. Profissional de fundamental importância para o combate ao câncer, pois a partir da indicação de dietas equilibradas é possível reduzir os riscos de desenvolvimento dessa doença. O nutricionista atua também auxiliando os médicos no tratamento e suporte dos pacientes oncológicos. Foi a partir dessa importância da nutrição na oncologia que a Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica criou o Guia de Nutrição para o Oncologista.

Coordenado pela médica oncologista, Dra. Aline Lauda Freitas Chaves, o material abrange toda a jornada de quem enfrenta um câncer e não pode prescindir de uma alimentação adequada à sua condição: desde o diagnóstico do seu estado físico, contemplando conceitos como caquexia, sarcopenia e obesidade, passando por suporte nutricional durante o tratamento, condução dos efeitos colaterais, orientação sobre medicamentos e dietas e cuidados paliativos e após a superação da doença.

“O Guia de Nutrição para o Oncologista foi criado com a proposta de ser um rápido orientador para que o médico tenha acesso fácil e de forma descomplicada aos princípios envolvidos no suporte nutricional do tratamento oncológico”, explica Dra. Aline Lauda. “O olhar do oncologista sobre o estado alimentar do paciente é essencial, assim como envolver os profissionais da área (nutricionistas e nutrólogos) na evolução do tratamento de cada pessoa”, acrescenta.

Como parte da terapia multidisciplinar, a nutrição tem papel fundamental ao evitar que os pacientes evoluam para quadros como o de desnutrição; perda de massa muscular; quadros inflamatórios; obesidade; sarcopenia (diminuição e perda de força, associado ao aumento da probabilidade de desfechos adversos, incluindo quedas, fraturas, incapacidade física e mortalidade), entre outros.

“Ser técnico, como a especialidade exige, ter um olhar humano e integral melhora não apenas o valor que entregamos ao paciente, mas, também, sua qualidade de vida. Nosso guia é especialmente pensado para isso”, completa a oncologista.

O Guia de Nutrição para o Oncologista da SBOC pode ser baixado por meio do link.