Instalar App SBOC


  • Toque em
  • Selecione Instalar aplicativo ou Adicionar a lista de início

Notícias

Notícias

SBOC integra Câmara Técnica do Ministério da Saúde sobre câncer de colo do útero

SBOC integra Câmara Técnica do Ministério da Saúde sobre câncer de colo do útero

O Ministério da Saúde instituiu, no dia 15 de março, uma câmara técnica assessora para o enfrentamento do câncer de colo do útero no âmbito da Atenção Primária à Saúde. A Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC) participa da iniciativa, que conta com três membros da entidade: Dra. Angélica Nogueira Rodrigues, da atual diretoria; Dra. Marisa Madi, diretora executiva; e Dr. Eduardo Paulino, associado titular.

Coordenadora do Comitê de Tumores Ginecológicos, Dra. Angélica celebra a criação da câmara como “uma nova frente de discussões para que o conhecimento científico contribua com a formulação de políticas públicas realmente eficazes contra uma doença evitável”. Entre as medidas defendidas pela SBOC para o combate ao câncer de colo do útero no Brasil está a ampliação das campanhas de vacinação e do teste de Papanicolau em todo o território nacional.

Também membro do Comitê de Tumores Ginecológicos da SBOC, Dr. Eduardo Paulino defende a prevenção primária do câncer de colo do útero como principal medida contra o avanço da doença. “Para que essas medidas sejam bem-sucedidas, o poder público precisa organizar sua rede e otimizar os recursos já empenhados”, destaca.

Entre as atribuições da câmara técnica estão a orientação na definição de métodos e procedimentos científicos e tecnológicos de cunho especializado, a elaboração de normas técnicas e científicas relacionadas ao câncer de colo do útero e recomendações de novos estudos, protocolos e pesquisas científicas.

Durante a última reunião, foi decidida a criação de um grupo de trabalho para estudar e analisar a estratégia de oferta de teste molecular de detecção do HPV na rede pública de saúde.

Além da SBOC, compõem a câmara representantes de diversos departamentos do Ministério da Saúde, de outras entidades médicas, como as sociedades brasileiras de Citopatologia (SBC), Patologia (SBP) e Medicina de Família e Comunidade (SBMFC), do Conselho Federal de Medicina (CFM), da Organização Pan-americana de Saúde (OPAS) e especialistas e pesquisadores convidados.

As contribuições da SBOC e dos demais membros serão consideradas em matérias estratégicas de interesse da Secretaria de Atenção Primária à Saúde. Saiba mais na portaria que instituiu a câmara técnica.