Notícias
SBOC irá contribuir com treinamento oncológico de agentes comunitários de saúde
A Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC) firmou uma nova parceria para oferecer treinamento virtual sobre oncologia clínica aos agentes comunitários de saúde (ACS). O conteúdo será disponibilizado pelo aplicativo Con.te, uma plataforma voltada a esses profissionais mantida por Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e Grupo Laços.
O app tem como propósito capacitar os agentes em temas oncológicos que vão desde a promoção e prevenção de saúde até o cuidado paliativo, passando por detecção precoce e sinais e sintomas de alerta. Nesse contexto, a SBOC apoiará a produção de conteúdos técnicos e fará a curadoria das informações repassadas aos agentes.
Segundo a diretora da Escola Brasileira de Oncologia (EBO), Dra. Clarissa Baldotto, essa é uma ação muito importante para fortalecer o cuidado oncológico no Sistema Único de Saúde (SUS) e disseminar informações oncológicas com rigor científico.
“Esperamos, com essa nova parceria, fazer com que cada vez mais agentes comunitários de saúde conheçam possíveis sinais do câncer e saibam como orientar os pacientes ao detectá-los. O diagnóstico e o tratamento precoces de um tumor são muito relevantes para definir as chances de sucesso do cuidado. A capacitação desses profissionais, portanto, tem potencial de impactar positivamente em toda a cadeia da oncologia”, explica Dra. Clarissa.
No aplicativo, os agentes terão informações sobre os mitos do câncer, os efeitos adversos dos tratamentos, os cuidados básicos com alimentação, os efeitos gastrointestinais das medicações, o monitoramento de sinais e sintomas e tópicos como cansaço, queda de cabelo, saúde bucal, náuseas e vômitos, ente outros.
Além da capacitação oferecida, os agentes terão acesso a uma plataforma virtual com um chat para interação, no qual será possível tirar dúvidas e interagir com materiais que poderão ser úteis para a sua atuação e para pacientes e familiares.
Os agentes comunitários de saúde foram implementados oficialmente pelo Ministério da Saúde em 1991, após algumas iniciativas isoladas no final da década anterior. Hoje, funcionam como interlocutores em temas de saúde entre o governo e a comunidade, empoderando pacientes e promovendo o autocuidado, sempre com linguagem acessível e munidos de apoio científico.
O Grupo Laços Saúde, parceiro do Conasems na iniciativa, nasceu como um serviço de atenção domiciliar personalizado e hoje atua com um modelo de atendimento híbrido, com equipes de enfermagens, atendimento multidisciplinar e uso da tecnologia para compartilhar informação. Uma de suas marcas é a Lacon – Oncologia em Casa, focada especialmente no cuidado do câncer.