Notícias

SBOC irá neutralizar 100% do carbono emitido durante o Congresso
A Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica irá neutralizar 100% da emissão de carbono produzida na organização do XXVI Congresso Brasileiro de Oncologia Clínica. A ação reforça o compromisso da entidade com a agenda ESG, que reúne ações de responsabilidade ambiental, inclusão social e governança institucional para promover um cuidado oncológico mais sustentável.
Com base no consumo do Congresso SBOC do ano passado, estima-se que cerca de 445 toneladas de CO² serão neutralizadas por meio de compra de créditos de carbono certificados. Os créditos vêm de projetos de preservação florestal, que garantem que áreas de vegetação nativa permaneçam em pé, evitando o desmatamento e mantendo o carbono já absorvido pela floresta. Os projetos parceiros neste ano são o Agrocortex, localizado na região da Amazônia, e a Florestal Santa Maria, no estado do Mato Grosso.
Essa é uma prática que traz impacto real e imediato, diferente do plantio de árvores, que pode levar até 20 anos para se consumar. A compra de crédito de carbono tem garantia técnica e rastreabilidade. Dessa forma, o Congresso SBOC avança com responsabilidade climática – com base científica, metodologia validada e compromisso real com o planeta.
Ano após ano, a SBOC tem reforçado a sua atuação nos eixos de ESG, reavaliando sua responsabilidade enquanto organização que atua em uma sociedade que precisa caminhar para modelos de atuação cada vez mais sustentáveis. Por isso, no último ano, a entidade publicou a 1ª edição do Relatório ESG SBOC, que pode ser acessado aqui.