Instalar App SBOC


  • Toque em
  • Selecione Instalar aplicativo ou Adicionar a lista de início

Notícias

Notícias

SBOC lança programa de especialização em tumores neuroendócrinos

SBOC lança programa de especialização em tumores neuroendócrinos

O programa de especialização em tumores neuroendócrinos (TNE) da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC) é inédito e voltado a jovens oncologistas. Os interessados podem inscrever-se até 13 de janeiro. Será selecionado um candidato para participar durante um ano do programa, com carga horária de 20 horas semanais. Nesse período, o participante terá treinamento em manejo de pacientes, acompanhando os atendimentos no ambulatório no AC Camargo Cancer Center, sob supervisão da Dra. Rachel Riechelmann, chefe do Departamento de Oncologia Clínica da instituição. Haverá também tempo reservado para pesquisa e produção científica na área.

A SBOC oferecerá uma bolsa mensal de R$ 4,1 mil. Se o selecionado não morar em São Paulo (SP), terá ainda uma ajuda de custo no total de R$ 4 mil pagos no início do programa. Para participar da seleção, o candidato deve ser oncologista clínico, membro adimplente da SBOC e proficiente em inglês. Outras informações sobre as inscrições estão disponíveis no edital do programa.

De acordo com a Dra. Rachel Riechelmann, o programa de especialização em tumores neuroendócrinos foi desenhado para jovens oncologistas que têm interesse nesse grupo complexo e heterogêneo de doenças. Dados americanos mostram que os TNE tiveram sua incidência aumentada em 6,5 vezes na última década. “Cada vez mais, os oncologistas terão pacientes com tumores neuroendócrinos no Brasil também. Ao mesmo tempo, essa área ainda não está sendo aprofundada nos programas de residência médica”, explica a supervisora.

Foco em pesquisa

No treinamento, o bolsista participará de tumor boards com cirurgiões, radiologistas, médicos nucleares e patologistas especialistas em TNE. Terá ainda aulas teóricas a respeito desse grupo de doenças e sobre metodologia científica. Ao final, deverá produzir um artigo científico como primeiro autor, a ser publicado na Brazilian Journal of Oncology, e mais um artigo, como primeiro autor ou coautor, de um projeto de pesquisa em tumores neuroendócrinos que já esteja acontecendo ou que ele desenvolva em parceria com um dos colegas na instituição. Esse último deverá ser publicado em um periódico indexado internacionalmente.

“O perfil do candidato que buscamos é alguém que goste de pesquisa, goste de estudar e que queira crescer profissionalmente na área de tumores neuroendócrinos e na área acadêmica, independentemente da região onde mora”, diz a Dra. Rachel, lembrando que as inscrições estão abertas a jovens oncologistas de todo o Brasil. “Temos a expectativa de que o participante depois esteja apto e motivado a disseminar esse conhecimento e essa experiência. A ideia é que seja uma árvore que dê frutos, que vão gerar sementes e novas árvores”, finaliza a supervisora.

 

Cronograma TNE