Instalar App SBOC


  • Toque em
  • Selecione Instalar aplicativo ou Adicionar a lista de início

Notícias

Notícias

SBOC marca presença em sessão do Senado sobre Dia Mundial de Luta Contra o Câncer

SBOC marca presença em sessão do Senado sobre Dia Mundial de Luta Contra o Câncer

Em decorrência do Dia Mundial de Luta Contra o Câncer, celebrado em 8 de fevereiro, o Senado Federal realizou na última sexta-feira, 14 de abril, uma sessão especial sobre a data, que tem o objetivo de promover a conscientização da população sobre a doença. Dr. Gustavo Fernandes, coordenador do Comitê de Defesa Profissional e ex-presidente da entidade (Gestão 2015-2017), representou a Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC) na ocasião.

“É um dia de comemorarmos e aplaudirmos os pacientes – pela coragem que têm – e os médicos e profissionais de saúde envolvidos na condução dos casos de câncer, mas lembremos que teremos 700 mil casos ao ano no próximo triênio. Em cinco anos, 3,5 milhões de pessoas vão adoecer”, comentou Dr. Gustavo Fernandes. “Se calcularmos uma taxa de mortalidade de 20%, teremos 700 mil óbitos – número aproximado de óbitos da pandemia de Covid-19. Isso acontece todos os dias na nossa frente”, acrescentou.

Em seu entendimento, é preciso agir para mitigar essa situação e isso deve começar com métodos de rastreio, screening e diagnóstico precoce. Depois de meios adequados de diagnóstico, é preciso garantir aos indivíduos o acesso ao tratamento curativo. “Isso não se faz sem política, vontade, conhecimento e recursos. Precisamos de fomento, inteligência e priorização para diagnósticos e terapias, já que o câncer será a doença que mais mata no Brasil em 2028”, argumentou o oncologista clínico.

“Nosso desejo na SBOC, que representa os médicos que enfrentam o câncer junto com os pacientes e outros especialistas e profissionais da saúde, é viver um país com acesso mais equânime. Sofremos ao enxergar alguém que poderia ter sido salvo com um exame de custo razoável. Que com um diagnóstico precoce poderia ter tido sua vida poupada. Esse é um sentimento com o qual nos deparamos todos os dias”, disse o ex-presidente da Sociedade.

A sessão especial foi uma demanda do senador Styvenson Valentim (Podemos/RN). Também participaram: o senador Eduardo Girão (NOVO/CE), Aldo da Cunha Medeiros, presidente da Liga Norte-rio-grandense Contra o Câncer, Marlene Oliveira, presidente do Instituto Lado a Lado pela Vida, Maria Ângela Marini, presidente da Abrace, Arisson Tavares, escritor e autor do livro “O pequeno príncipe careca”, e, entre outros, Luci Ishii, representante da Associação Brasiliense de Apoio ao Paciente com Câncer.