Instalar App SBOC


  • Toque em
  • Selecione Instalar aplicativo ou Adicionar a lista de início

Notícias

Notícias

SBOC na disseminação de informação sobre o câncer

SBOC na disseminação de informação sobre o câncer

O câncer é uma das doenças mais incidentes no mundo com 18,1 milhões de novos casos e 9,6 milhões de mortes anuais. No Brasil, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), são estimados cerca de 600 mil novos casos da doença a cada ano.

E é preocupante a falta de conhecimento sobre oncologia na população em geral. Uma das evidências que comprova isso é a pesquisa “Os brasileiros e o câncer: entendimentos e atitudes”, de propriedade da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC), realizada em 2018. Alguns exemplos de dados alarmantes identificados nessa pesquisa: 84% das pessoas relacionam o câncer à hereditariedade; quase 40% dos homens não fazem nenhum exame preventivo para diagnóstico precoce do câncer; uma em cada cinco mulheres acredita na existência de uma quantidade segura de consumo do cigarro; uma em cada quatro pessoas não vê a obesidade como problema relacionado ao câncer.

Além de representar os oncologistas clínicos e atuar em frentes como educação continuada, defesa profissional e de contribuir na construção de políticas públicas mais efetivas, a SBOC entende que também é seu papel disseminar informação sobre câncer para a população leiga. Nesse contexto, lançou a coluna mensal “Câncer em pauta” na Revista Saúde É Vital, da editora Abril, para abordar temas estratégicos de conscientização e de políticas públicas relacionadas ao tratamento do câncer no Brasil. Os conteúdos têm como fontes especialistas da SBOC nas mais diversas áreas.

A revista tem cerca de 197 mil exemplares em circulação e o blog da revista é acessado por aproximadamente 3,8 milhões de pessoas. Dr. Renan Clara, Diretor Executivo da SBOC explica que a ideia é essencialmente informar a população sobre os fatores de risco para o desenvolvimento do câncer, a importância do diagnóstico precoce e os hábitos de vida saudáveis como fatores de combate à doença e levantar questões sobre os problemas de acesso aos tratamentos no Brasil. “A SBOC já tem um trabalho com foco em levar informação de referência sobre o câncer e gerar mudança de comportamento e engajamento com o tema nas redes sociais e no relacionamento com imprensa. Com essa iniciativa, vamos ampliar ainda mais o nosso alcance, considerando que se trata da maior revista direcionada ao público leigo sobre saúde no país”, conclui.

Dentre os assuntos já divulgados desde o início da coluna, estão:

  • Jovens devem repensar maus hábitos para evitar o câncer colorretal
  • Por que estão faltando remédios contra o câncer no SUS?
  • Baixa adesão a exames afeta o tratamento do câncer de cabeça e pescoço
  • Como o big data pode beneficiar os pacientes com câncer?
  • Desafios para melhorar o cenário do câncer de mama no Brasil
  • Novembro Azul: o câncer de próstata não é o único a afetar os homens

Acesse o blog da revista Saúde e confira a coluna “Câncer em pauta”, da SBOC:
https://saude.abril.com.br/blog/cancer-em-pauta/