Instalar App SBOC


  • Toque em
  • Selecione Instalar aplicativo ou Adicionar a lista de início

Notícias

Notícias

SBOC no SBT Brasil: Pacientes do SUS com câncer de mama ainda esperam por pertuzumabe

SBOC no SBT Brasil: Pacientes do SUS com câncer de mama ainda esperam por pertuzumabe

Em dezembro de 2017, o Ministério da Saúde incorporou o pertuzumabe no tratamento em primeira linha de pacientes com câncer de mama HER2-positivo metastático no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). A Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC) havia apresentado, em março do mesmo ano, parecer técnico favorável à incorporação, englobando revisão sistemática da literatura, avaliação de custo-efetividade e análise de impacto orçamentário.

A utilização do pertuzumabe com outra medicação e com quimioterapia representa milhares de mortes evitadas, pois pode aumentar a sobrevida das pacientes em quase cinco anos. A medida tinha até 180 dias para entrar em vigor, mas, até o momento, 15 meses depois, os pacientes do SUS estão sem acesso ao medicamento.

No dia 11 de abril, o SBT Brasil veiculou uma reportagem sobre o assunto, com a participação do Dr. Sergio Simon, Presidente da SBOC. Na entrevista, ele ratificou o impacto da medida na vida das pacientes. “A disponibilização desse medicamento é muito importante, principalmente para mulheres jovens, com filhos pequenos, que representam a grande maioria das pacientes que tem esse tipo de câncer mais agressivo. É um tratamento caro, mas o governo tem o poder de negociar com os laboratórios e é um investimento que, sem dúvida, vale a pena do ponto de vista social.”

Segundo a reportagem, o Ministério da Saúde ainda está negociando valores com os fabricantes.

Clique aqui para assistir à reportagem.