Instalar App SBOC


  • Toque em
  • Selecione Instalar aplicativo ou Adicionar a lista de início

Notícias

Notícias

SBOC participa de ações de Outubro Rosa no Congresso Nacional

SBOC participa de ações de Outubro Rosa no Congresso Nacional

A Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC) foi uma das entidades convidadas a participar das ações de Outubro Rosa – mês de combate e conscientização sobre o câncer de mama – no Congresso Nacional. Na última quarta-feira, 18, Dra. Luciana Landeiro, membro do Comitê de Tumores Mamários da SBOC, representou a instituição durante o debate “A saúde da mulher e o câncer de mama pós-pandemia”.

Em sua intervenção, a especialista afirmou que na pandemia a adesão à mamografia caiu de forma significativa no Brasil. Em 2020, em comparação a 2019 (pré-pandemia), caiu em 40% e, em 2021, 18%. “Sabemos que a mamografia pode impactar e reduzir a mortalidade em até 30%, caso seja realizada de forma regular por nossas mulheres. Por isso, é muito importante que a gente retome esse diálogo com a sociedade”, comentou Dra. Luciana.

Entre outros temas, a oncologista também apontou que na América Latina temos a particularidade de termos um número maior de mulheres jovens acometidas pela doença. “Aproximadamente 20% das mulheres latinas com câncer de mama têm menos de 44 anos. Na América do Norte, esse índice é estimado entre 8% e 12%. No importante estudo Amazona III, publicado em 2020, que incluiu quase três mil pacientes brasileiras com câncer de mama, vimos que um quarto das mulheres tinham entre 40 e 50 anos, além de 17% diagnosticadas com idade inferior a 40 anos. Uma faixa etária que não está preconizada para realização de mamografia pelo Ministério da Saúde.”

Além desta mesa, a Sociedade esteve presente na Câmara dos Deputados em 10 outubro, quando houve um ato solene de abertura da campanha do Parlamento e luzes rosas foram acendidas para iluminar o edifício. Representou a SBOC a Dra. Daniele Xavier Assad, membro dos Comitês de Tumores Mamários e de Lideranças Femininas da instituição.