Instalar App SBOC


  • Toque em
  • Selecione Instalar aplicativo ou Adicionar a lista de início

Notícias

Notícias

SBOC participa de Comissão de Medicina Paliativa da AMB

SBOC participa de Comissão de Medicina Paliativa da AMB

A Dra. Aline Lauda representou a Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC) na reunião da Comissão de Medicina Paliativa da Associação Médica Brasileira (AMB) no dia 24 de abril em São Paulo. Foi a primeira vez que a SBOC participou na condição de entidade filiada à AMB e após o reconhecimento oficial da Oncologia Clínica como especialidade médica. “Todos ficaram muito satisfeitos com a nossa participação, pois a comissão reúne todas as especialidades que têm relação com cuidados paliativos e faltava a Oncologia Clínica”, conta a diretora da SBOC. “Os colegas mostraram-se entusiasmados com as possibilidades de parcerias e realização de atividades em conjunto.”

O tema principal dessa reunião foi o edital do exame de suficiência para obtenção do Certificado de Área de Atuação em Medicina Paliativa, que ocorrerá durante o VII Congresso Internacional de Cuidados Paliativos, de 21 a 24 de novembro. O evento será realizado pela Academia Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP) em Belo Horizonte (MG).

Para submeter-se ao exame, é pré-requisito ter o Título de Especialista em uma das seguintes áreas: Anestesiologia, Cancerologia/Oncologia Clínica, Clínica Médica, Geriatria, Medicina de Família e Comunidade, Pediatria, Cirurgia de Cabeça e Pescoço, Medicina Intensiva ou Neurologia. A formação em Medicina Paliativa é de um ano.

De acordo com a Dra. Aline Lauda, o edital foi analisado durante a reunião e deve ser divulgado nos próximos dias. A Comissão de Medicina Paliativa da AMB é coordenada pela Dra. Ana Paula de Oliveira Ramos, da Sociedade Brasileira de Clínica Médica. Também há representantes da ANCP, da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço, da Sociedade Brasileira de Anestesiologia, da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade, da Associação Brasileira de Medicina Intensiva e da Sociedade Brasileira de Pediatria.