Instalar App SBOC


  • Toque em
  • Selecione Instalar aplicativo ou Adicionar a lista de início

Notícias

Notícias

SBOC participa de discussão sobre nova APAC de medicamentos oncológicos

A SBOC esteve representada hoje, 10, na Oficina de Discussão da Nova Autorização de Procedimento Ambulatorial de Alta Complexidade (APAC), por Dr. Clarissa Baldotto, Dra. Angélica Nogueira e Dra. Marisa Madi, respectivamente Presidente, Presidente de Honra e Diretora Executiva da entidade. O encontro aconteceu no Auditório da Agência de Apoio à Gestão do Sistema Único de Saúde (AgSUS) e girou em torno da definição do processo da nova APAC de medicamentos oncológicos de alto custo, em consonância com o Componente de Assistência Farmacêutica em Oncologia (AF-ONCO).

Também foram discutidas a organização do acesso, da aquisição e da dispensação das terapias, visando maior equidade, transparência e eficiência na gestão. Por fim, foi pauta a inclusão de medicamentos de doenças raras e oncológicos para população infanto-juvenil.

Para Dra. Clarissa Baldotto, a SBOC tem muito a contribuir com o seu quadro de especialistas, visto que a APAC está se tornando mais técnica, facilitando a entrada de informações tanto para o prescritor, quanto para o gestor que está auditando. Em seu entendimento, a nova APAC ajudará muito na incorporação e na adequação aos Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) do Ministério da Saúde.

“Com todas essas mudanças, o que vai impactar de verdade vai ser o dia a dia dos pacientes. Acreditamos que eles irão ter acesso, em tempo mais ágil, a toda a incorporação tecnológica e os avanços que a oncologia clínica vem passando nos últimos anos”, adicionou a Presidente da SBOC.

Dra. Clarissa Baldotto compôs a mesa de abertura do evento ao lado do Secretário de Atenção Especializada à Saúde, Dr. Mozart Sales, da recém-nomeada Diretora do Departamento de Atenção ao Câncer do Ministério da Saúde e associada SBOC, Dra. Guacyra Pires, do Coordenador de Assistência do Instituto Nacional de Câncer (INCA), Dr. Gélcio Luiz Quintella Mendes, e do Diretor da AgSUS, Dr. André Longo.