Instalar App SBOC


  • Toque em
  • Selecione Instalar aplicativo ou Adicionar a lista de início

Notícias

Notícias

SBOC participa de evento do Dia Nacional de Combate ao Fumo promovido pelo INCA

SBOC participa de evento do Dia Nacional de Combate ao Fumo promovido pelo INCA

A Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC) foi representada por sua Presidente Eleita, Dra. Clarissa Baldotto, em evento do Instituto Nacional de Câncer, no Rio de Janeiro (RJ), realizado nesta quinta-feira, 28 de agosto, para debater estratégias de enfrentamento ao tabagismo e seus impactos na saúde da população.

O encontro, cujo tema foi “Cuidado Integral”, aconteceu em ocasião do Dia Nacional de Combate ao Fumo, celebrado em 29 de agosto, com o objetivo de mobilizar e conscientizar a população sobre os impactos sociais, políticos, econômicos e ambientais do tabaco.

Diretor-geral do INCA e ex-presidente da SBOC (Gestão2003-2005), Dr. Roberto de Almeida Gil, afirmou que o momento atual do Brasil exige reflexão. “Após décadas de queda no tabagismo, a gente percebe uma estabilização e uma certa tendência de aumento. É um alerta que temos que analisar”, disse.

Já a chefe da Divisão de Controle do Tabagismo e Outros Fatores de Risco do Ministério da Saúde, Maria José Giongo, ressaltou: “O tabagismo é uma grave ameaça à saúde global, responsável por mais de 8 milhões de mortes por ano, sendo 1,3 milhão delas decorrentes do tabagismo passivo”.

A especialista explicou ainda que o conceito de cuidado integral, no contexto do tabagismo, envolve reconhecer a dependência da nicotina como um fenômeno influenciado por múltiplos fatores.

“Devemos considerar uma escuta acolhedora e sem julgamentos, avaliação clínica, psicológica e psiquiátrica quando necessário, participação individual ou em grupos de cessação do tabagismo e apoio medicamentoso, se indicado”, completou.

Pesquisador do INCA, André Szklo destacou que o último estudo nacional de referência aponta cerca de 20 milhões de fumantes com 18 anos ou mais no Brasil. “Esse número pode ser ainda maior se incluirmos a população menor de idade, já que cada vez mais jovens têm aumentado sua participação entre os fumantes”, adicionou.

Os dados citados têm como base a última Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), realizada em 2019, que serve como norte para a formulação de políticas públicas no âmbito do Sistema Único de Saúde. Szklo chamou atenção também para o aspecto econômico da questão: “o cigarro brasileiro é muito barato, não há pressão econômica sobre esse produto, o que facilita a acessibilidade”. 

“O tabagismo interfere no ambiente domiciliar, no ambiente de trabalho e, em última análise, afeta também o planeta. É uma ameaça ao meio ambiente, que impacta diretamente a existência humana”, finalizou.

O debate foi mediado pela jornalista e apresentadora da TV Brasil, Marília Arrigoni, e contou ainda com a participação da especialista da Divisão de Controle do Tabagismo e Outros Fatores de Risco do INCA, Vera Borges, e da vice-presidente da Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas (ABEAD), Carolina Barros Ferreira da Costa.

Neste Agosto Branco, Mês de Conscientização Sobre o Câncer de Pulmão, a SBOC tem reforçado a importância de alertar para os riscos do tabagismo, principal causador da doença e também fator de risco para diversos outros tipos de câncer. Para ampliar esse debate, a Sociedade tem divulgado materiais baseados nos infográficos informativos sobre o tema.