Notícias
SBOC participa do 5º Fórum Oncoguia de Câncer de Pulmão
Nesta terça-feira, 22 de agosto, ocorreu o 5º Fórum Oncoguia de Câncer de Pulmão – evento realizado em parceria pelo Oncoguia e o Grupo Brasileiro de Oncologia Torácica (GBOT). O tema do Fórum este ano foi a importância da testagem do câncer de pulmão para melhor abordagem e desenvolvimento do tratamento de pacientes.
Ex-presidente da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC) e atual membro do Comitê de Defesa Profissional da entidade, Dr. Gustavo Fernandes participou do módulo “Precisamos de tratamentos efetivos disponíveis”, discutindo o processo de incorporação das drogas oncológicas na Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec).
Sobre a falta de acesso a medicamentos já aprovados no SUS (como evidencia documento da SBOC sobre o tema), Dr. Gustavo Fernandes lembrou que, por um lado, acontece essa aprovação de drogas cujo o custo deveria ser coberto, mas por outro há barreiras que inviabilizam o seu uso e, portanto, dificultam a atividade do oncologista e o tratamento dos pacientes.
Em relação à contribuição da SBOC nesta área, o ex-presidente falou sobre as Diretrizes SBOC, documentos públicos com recomendações terapêuticas nas diferentes subespecialidades oncológicas, atualizadas anualmente. “Queremos muito participar das discussões com a Conitec, mostrando os subsídios que temos: as evidências e a visão do cuidado dos oncologistas com os pacientes no dia a dia.”
O Fórum abordou, ainda, discussões sobre acesso à pesquisa clínica, desafios na jornada da biópsia e outros temas. O evento aconteceu em meio às campanhas de Agosto Branco, mês de conscientização sobre o câncer de pulmão no Brasil. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), esse tumor é o terceiro mais comum em homens, com 18.020 casos novos estimados em 2023, e o quarto mais comum em mulheres, com 14.540 casos novos estimados.