Instalar App SBOC


  • Toque em
  • Selecione Instalar aplicativo ou Adicionar a lista de início

Notícias

Notícias

SBOC Play aborda burnout entre oncologistas

SBOC Play aborda burnout entre oncologistas

O estado de estresse crônico, conhecido como burnout, é o tema do novo vídeo da plataforma SBOC Play, com a participação do oncologista Dr. Daniel Cubero, membro da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC), e o psiquiatra e psicanalista Dr. Marcelo Veras, coordenador do Programa de Saúde Mental da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Dr. Cubero falou da alta prevalência de burnout entre os oncologistas e desde a residência. “Todos os anos nós testemunhamos os residentes chegando aos seus limites”, conta. Para o oncologista, o burnout é agravado entre os profissionais da área devido à complexidade das questões com as quais lidam. “Apesar de a oncologia possuir muitos protocolos, há uma enorme pressão por conta da dificuldade de acesso a tecnologias, medicamentos e procedimentos no Brasil, e o oncologista lida rotineiramente com más notícias”, avalia.

De acordo com a pesquisa Medscape National Physician Burnout and Suicide Report, 42% dos oncologistas clínicos nos Estados Unidos relataram, em 2019, sofrer de burnout, sendo que 18% estão deprimidos e 22% já tiveram ideias suicidas.

Dr. Veras ressaltou a importância do cuidado com os profissionais da oncologia do ponto de vista psicanalítico. “É fundamental questionar por que certas pessoas sofrem mais do que outras com o burnout estando sujeitas a condições similares. Isso nos permite identificar que mecanismos devem ser pensados para o todo e ressaltar a singularidade de cada indivíduo afetada por essa condição numa estrutura tão bem delimitada por protocolos como é a oncologia, mas sujeita às cargas simbólicas das experiências individuais”, pondera.

Criado em agosto de 2020, a plataforma de conteúdo audiovisual da SBOC já conta com mais de 50 vídeos, visualizados por 2 mil pessoas. De acordo com o vice-presidente para Ensino da Oncologia da SBOC, Dr. Rodrigo Munhoz, a iniciativa seguirá abordando temas relacionados à prática oncológica ao longo da pandemia. “Entre os diversos conteúdos contemplados pelo SBOC Play em seu primeiro ano, estiveram diálogos a respeito das importantes transformações pelas quais estamos passando como profissionais e sociedade. Continuaremos abordando a fronteira do conhecimento científico oncológico em nossas produções, sempre alinhadas também à realidade do dia a dia profissional e social”, diz.

Associados SBOC têm acesso exclusivo ao vídeo sobre burnout e aos demais conteúdos em sboc.org.br/entrevistas-em-video.