Instalar App SBOC


  • Toque em
  • Selecione Instalar aplicativo ou Adicionar a lista de início

Notícias

Notícias

SBOC prepara Programa de Saúde Mental para Oncologistas durante a pandemia

SBOC prepara Programa de Saúde Mental para Oncologistas durante a pandemia

Na próxima terça-feira (28/04), a Sociedade Brasileira de Oncologia Cínica (SBOC) anuncia uma série de medidas para ajudar seus associados a lidar com o estresse provocado pelo enfrentamento da COVID-19, o Programa de Saúde Mental para Oncologistas. O anúncio será feito em um webinar transmitido às 7h, seguido, às 9h, da conferência on-line que a American Society of Clinical Oncology (ASCO) promove sobre experiências e lições durante a pandemia, com a participação especial da SBOC.

A iniciativa da SBOC é fruto de uma força tarefa criada pela SBOC para ajudar o oncologista clínico associado a gerenciar o estresse pandêmico. Trata-se de uma série de conteúdos, atividades e tecnologias, apresentados em diferentes plataformas, com o objetivo de fornecer instrumentos para que o professional não ceda às dificuldades mentais e emocionais geradas pelo atendimento em meio ao risco de infecção e de agravamentos da condição de saúde dos seus pacientes. Também serão oferecidas estratégias para gestores e lideranças da saúde.

De acordo com a presidente da SBOC, Dra. Clarissa Mathias, a ideia é formar uma rede de apoio em torno do profissional. “A rotina da oncologia clínica e dos profissionais de saúde em geral já é, em muito, estressante, pois lida-se com a vida das pessoas em alguns de seus momentos mais delicados. Com a pandemia e essa tensão se agravando diante de todas as urgências e incertezas, mais do que nunca queremos acolher nossos associados e oferecer toda a ajuda existente”, explica.

Entre as medidas estão rodas de conversa on-line mediadas pela SBOC, acesso a aplicativos de atividades físicas e meditação, conteúdos multimídia com orientações e parcerias com instituições de promoção de bem-estar, saúde e qualidade de vida. O diretor executivo da SBOC, Dr. Renan Clara, conta que novas parcerias serão firmadas. “Estamos reunindo todos os esforços para amparar o associado SBOC na linha de frente do cuidado com o paciente oncológico e a população. Médicos também adoecem, e estamos trabalhando para ajudar o oncologista clínico a preservar sua saúde física, mental e emocional durante a pandemia”, enfatiza.

Para a Dra. Luciana Landeiro, uma das responsáveis pela elaboração do Programa de Saúde Mental para Oncologistas da SBOC, o momento é de cuidado em rede. “Para que possa cuidar dos seus pacientes e da sua família, o profissional da saúde também precisa ser cuidado. Trata-se de uma carga pesada para muitos dos nossos ter que lidar com riscos de agravamento de pacientes que já estavam em uma situação desafiadora, reconfigurar de maneira repentina seu contato com essas pessoas e ainda estar exposto a um perigo maior de ser acometido pela infecção. É preciso cuidar de quem cuida”, defende.

Para participar do webinar de lançamento da iniciativa, inscreva-se em https://bit.ly/Webinar_SBOC. A sala principal do evento comporta até 100 participantes, mas os demais poderão assistir ao vivo e com a mesma qualidade pelo YouTube, pelo link que será enviado a quem se cadastrar.

Em seguida, na conferência da ASCO, Dra. Clarissa Mathias será a moderadora das palestras da Dra. Natalie Dickson, diretora médica da Tennessee Oncology (EUA), e da Dra. Angélica Nogueira, da Diretoria SBOC. As palestrantes abordarão, respectivamente, o uso da telemedicina durante a pandemia e o autocuidado e prevenção de burnout entre médicos. A participação é gratuita e é necessário se inscrever on-line.