Instalar App SBOC


  • Toque em
  • Selecione Instalar aplicativo ou Adicionar a lista de início

Notícias

Notícias

SBOC se posiciona sobre a substâcia fosfoetanolamina

SBOC se posiciona sobre a substâcia fosfoetanolamina

Em entrevista ao jornal Bom dia Brasil, da TV Globo, o presidente da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC), Dr. Evanius Wiermann, falou sobre a substância fosfoetanolamina distribuída pela USP (Universidade de São Paulo) de São Carlos que supostamente é capaz de curar o câncer.

A droga foi estudada pelo professor aposentado Gilberto Orivaldo Chierice, que era ligado ao Grupo de Química Analítica e Tecnologia de Polímeros da USP. Na ocasião, segundo o IQSC, algumas pessoas chegaram a usar a substância como medicamento, o que era permitido pela legislação. Daí teriam surgido as primeiras informações de que a fórmula combateria o câncer.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) não liberou a venda do remédio por não ter sido testada em seres humanos e, por isso, não ter sua eficácia comprovada. De acordo com o Dr. Evanius Wiermann, os estudos clínicos são essenciais para que a vida dos pacientes não seja colocada em risco. “O estudo determina os efeitos colaterais, a melhor administração e as indicações de medicação. Isso vale para um antibiótico e para um remédio contra o câncer. É o que dá noção de eficácia e segurança para ser usado.”

Confira a matéria na integra: http://globotv.globo.com/rede-globo/bom-dia-brasil/t/edicoes/v/pacientes-com-cancer-vao-a-justica-por-substancia-sem-registro-na-anvisa/4541888/