Notícias
SBOC se prepara para eleição da gestão 2021-2023 com inovações
No dia 10 de julho, a Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC) dá início, com a publicação do Edital Geral de Convocação para a Eleição, ao processo que definirá a próxima diretoria da entidade. Apesar de assumir apenas em 2021, o(a) presidente eleito(a) começará a participar das atividades da Diretoria atual após o anúncio do resultado, programado para setembro.
Pela primeira vez na história da SBOC, a gestão atual terá a presença da seguinte em suas reuniões. A inovação é parte do processo de modernização pelo qual a entidade tem passado, que incluiu a revisão do seu Estatuto e do Regimento Interno, baseado em padrões internacionais de organização e posicionamento institucional, além do desenvolvimento do Código de Ética e Conduta.
“Com o novo estatuto demos um grande passo para o futuro. Aprimoramos a interação e o diálogo entre as lideranças e garantimos a continuidade de projetos e o desenvolvimento da SBOC de forma sólida, com pilares bem estabelecidos e de acordo com sua missão e valores”, explica o diretor executivo da entidade, Dr. Renan Clara. O processo foi instaurado com base em modelos de referência internacional. “As grandes instituições representativas da oncologia global funcionam dessa forma e agora a SBOC também se beneficiará desse intercâmbio entre suas lideranças”, acredita o diretor.
Comissão eleitoral
Cumprindo os termos do estatuto e do regimento interno, a SBOC já nomeou os integrantes da comissão responsável por coordenar, junto à equipe administrativa, a divulgação e a realização de todas as etapas do processo eleitoral. A Comissão Eleitoral 2020 é formada por três ex-presidentes:
- Dr. Sergio Simon – Presidente da Comissão Eleitoral
- Dr. Gustavo Fernandes – Primeiro-secretário
- Dr. Anderson Silvestrini – Segundo-secretário
Cronograma
Após o período de inscrições, que se encerra no dia 9 de agosto, se houver mais de uma chapa a disputar as eleições uma empresa contratada organizará a votação on-line. Até 21 de agosto, será realizada a convocação dos eleitores e a divulgação das chapas impugnadas, se houver.
As votações acontecem de 10 a 22 de setembro. No dia 25 seguinte está prevista a divulgação do resultado, avaliado por uma auditoria independente.
A oficialização dos eleitos será feita em Assembleia Geral a ser confirmada, porém, o presidente eleito já participará das reuniões de Diretoria da SBOC.
Veja o cronograma completo das eleições abaixo: