Instalar App SBOC


  • Toque em
  • Selecione Instalar aplicativo ou Adicionar a lista de início

Notícias

Notícias

SBOC tem nova diretoria para 2023

Desde 3 de janeiro de 2023, a Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC) tem uma nova Diretoria. Ela é liderada pelo presidente Dr. Carlos Gil Moreira Ferreira, oncologista clínico mineiro radicado no Rio de Janeiro, onde foi pesquisador sênior do Instituto Nacional de Câncer (INCA) entre 2002 e 2015. Desde 2018, é presidente do Instituto Oncoclínicas e, desde 2021, chief medical officer do Grupo Oncoclínicas.

Segundo Dr. Carlos Gil, o objetivo é continuar o trabalho que as últimas gestões fizeram, consolidando suas bases e criando novas possibilidades de diálogo e atualização. “As últimas diretorias capacitaram técnica e politicamente a SBOC para atuar na questão do acesso aos medicamentos na saúde suplementar, por exemplo. Foi um excelente trabalho, mas queremos ampliar as interlocuções, debatendo com o Ministério da Saúde formas de custear tratamentos de alto custo no Sistema Único de Saúde (SUS), como a imunoterapia”, explica.

Outro ponto de destaque desta gestão será a produção de um Censo da Oncologia no Brasil. A ideia, segundo o presidente da SBOC, é compreender melhor sobre quem são os oncologistas clínicos do Brasil, onde estão e quais são seus anseios e dificuldades, reunindo dados demográficos e socioeconômicos. “A partir daí, a SBOC poderá tomar ações concretas para melhorar a vida dos associados. Além disso, queremos capacitar a entidade nas práticas de Governança Ambiental, Social e Corporativa (ESG, na sigla em inglês), reforçando o seu papel social”, completa.

Ingressam na Diretoria da entidade com o novo presidente: Dra. Aline Lauda Chaves, Dra. Clarissa Baldotto, Dra. Daniela Rosa, Dr. Duílio Rocha Filho e Dra. Mariana Tosello Laloni. Permanecem da última gestão: Dr. Alexandre Jácome, Dra. Andréia Melo, Dra. Angélica Nogueira Rodrigues e Dra. Maria Ignez Braghiroli. Já o Conselho Fiscal será formado por Dr. Diogo Bastos, Dr. Fernando Meton e o também remanescente Dr. Fábio Franke.

Também compõem a gestão o Prof. Dr. Paulo M. Hoff, na posição de Presidente de Honra, e Dra. Anelisa Kruschewsky Coutinho Araújo, enquanto Presidente Eleita, conforme resultado de eleição realizada em 2022.

Originalmente, a gestão do Dr. Carlos Gil, eleito ainda em 2021 com a chapa “Criar”, se daria entre 2023 e 2025, mas recentemente a entidade passou por uma reforma estatutária que transformou o seu modelo de governança. As alterações foram feitas com a anuência da última gestão e da gestão que assume agora e aprovadas por unanimidade em Assembleia Geral Extraordinária da SBOC em 18 de julho de 2022.

No novo modelo, os eleitos permanecerão apenas um ano no cargo de Presidente em Exercício. Nos anos precedente e subsequente ao mandato, ocuparão respectivamente as posições de Presidente Eleito e Presidente de Honra, quando participarão da gestão com outras atribuições.

Também houve mudanças no processo de escolha dos diretores. Em 2022, excepcionalmente, a SBOC realizou apenas eleição nacional para o cargo de Presidente para acomodar o processo de transição estatutária. A partir de 2023, as eleições voltarão a ocorrer por chapas formadas por um(a) candidato(a) a Presidente e três a diretores. Além disso, haverá eleição individual para conselheiro fiscal.

Na avaliação de Dr. Carlos Gil, essa reforma é mais uma etapa na profissionalização da SBOC, sendo resultado do seu amadurecimento. “Mais membros poderão ser presidentes ao longo dos anos. Temos muitas lideranças em ascensão. Além disso, o novo estatuto reforça o papel da Diretoria, tirando um pouco do poder centralizado na figura do presidente. A transição entre os diretores dará mais perenidade aos projetos, permitindo que tenhamos iniciativas de longo prazo”, analisa.