Instalar App SBOC


  • Toque em
  • Selecione Instalar aplicativo ou Adicionar a lista de início

Notícias

Notícias

Secretário de Comunicação Social da SBOC fala sobre câncer do colo do útero em ação do movimento Força Amiga

Secretário de Comunicação Social da SBOC fala sobre câncer do colo do útero em ação do movimento Força Amiga

Para promover um debate sobre o câncer do colo do útero e apoiar as pacientes com a doença, sociedades médicas, especialistas e ONGs se uniram à farmacêutica Roche para lançar o movimento Força Amiga. Para chamar a atenção da população, esta semana robôs estão circulando pelos corredores das unidades do Poupatempo Sé, Santo Amaro e Itaquera, em São Paulo, das 8h às 13h e das 14h às 18h.

O oncologista Claudio Ferrari, secretário de Comunicação Social da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC), que apoia a iniciativa, esteve no Poupatempo Sé e falou à TV Brasil sobre sintomas e prevenção da doença, como a importância da vacinação contra o HPV, e o estigma que a acompanha. “O câncer do colo uterino é uma doença discriminada por ser causada por um vírus sexualmente transmissível. As pessoas pensam que pode ser fruto de um mau comportamento. Basta uma relação sem proteção para adquirir o vírus do HPV. É importante que haja solidariedade à mulher com câncer de colo uterino”, disse. “Somente com a vacinação contra o HPV em larga escala vamos erradicar a doença. Levem suas filhas para a vacinação, façam o Papanicolau e, tendo sintomas, procurem o ginecologista. Não escondam a doença ou os sintomas”, completou.

O câncer do colo do útero é o terceiro mais comum entre as brasileiras. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), este ano serão 16.340 novos casos da doença no país, uma incidência 4,8% maior do que no ano passado. Estima-se ainda que cerca de 5 mil mulheres morrem por ano em decorrência da doença. “Se diagnosticado precocemente, o câncer do colo do útero consegue ser eliminado sem sequela”, disse o Dr. Ferrari. Depois do Poupatempo, o robô estará nas estações do metrô. Junte-se à campanha nas redes sociais utilizando a hashtag #ForçaAmiga.

Confira o vídeo da entrevista.