Instalar App SBOC


  • Toque em
  • Selecione Instalar aplicativo ou Adicionar a lista de início

Notícias

Notícias

Série traz novidades sobre o câncer para o público leigo

Série traz novidades sobre o câncer para o público leigo

O portal IG está publicando uma série de textos sobre câncer dirigidos ao público leigo. O objetivo é chamar a atenção para medidas de prevenção, os desafios enfrentados pelos pacientes e os avanços da medicina. A maior parte da coleção de textos foi escrita pelo Dr. Claudio Ferrari, oncologista clínico, secretário de Comunicação da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC) e assessor de diretoria do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp). Alguns artigos já foram publicados.

Entre os temas destacados estão cuidados com alimentação, exposição ao sol, vacinação, exercícios físicos e combate ao tabagismo como forma de prevenir diversos tipos de câncer. A série aborda também câncer e hereditariedade, mitos sobre a quimioterapia, relação entre obesidade e câncer, a importância do diagnóstico precoce e quais são os tipos de rastreamento. Um dos textos fala ainda da origem do câncer, como a doença se desenvolve e de que maneira pode ser evitada.

Quanto ao tratamento, entre os temas, estão imunoterapia 2.0 e novos alvos a partir de características de proliferação dos tumores, reprogramação do metabolismo celular, instabilidade genômica e escape do sistema imunológico. Outro artigo trata da vida sexual e reprodutiva no contexto de um tratamento contra o câncer.

A divulgação de todas essas informações tem também o intuito de promover a Icesp Run, corrida e caminhada que ocorrem no próximo dia 21 (domingo), a partir das 7h, em São Paulo. A atividade incentiva os hábitos saudáveis na prevenção do câncer e apoia os pacientes. Os recursos arrecadados serão revertidos integralmente para o Icesp, referência no tratamento gratuito, pelo SUS, de centenas de pessoas.