Instalar App SBOC


  • Toque em
  • Selecione Instalar aplicativo ou Adicionar a lista de início

Notícias

Notícias

Sorafenibe para tratamento do carcinoma hepatocelular está em consulta pública

Sorafenibe para tratamento do carcinoma hepatocelular está em consulta pública

Até 16 de abril qualquer pessoa pode opinar sobre a incorporação ao Sistema Único de Saúde (SUS) de sorafenibe para tratamento de pacientes com carcinoma hepatocelular (CHC) avançado irressecável. A consulta pública está aberta no site da Conitec.

A SBOC irá se manifestar favoravelmente à incorporação, uma vez que os pacientes necessitam do acesso ao tratamento. De acordo com o relatório apresentado na consulta pública, 83% dos 728 mil novos casos de câncer hepático ocorreram nos países em desenvolvimento em 2012. Ainda segundo os dados destacados, de 70% a 85% desses pacientes com CHC apresentam doença localmente avançada, irressecável ou metastática ao diagnóstico, enquanto poucos são diagnosticados em estágios quando o carcinoma hepatocelular possa ser ressecável.

A justificativa da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec) para não recomendar a incorporação é que o atual procedimento APAC (Autorização de Procedimento de Alta Complexidade) de tratamento do carcinoma hepatocelular não inviabiliza o uso do medicamento sorafenibe por pacientes no âmbito do SUS. No entanto, na prática, o valor é superior ao montante disponibilizado via APAC. Sem a criação de um procedimento específico para o sorafenibe nessa indicação, os pacientes da saúde pública ficam sem acesso ao medicamento.

Neste link, é possível acessar os relatórios e demais informações disponíveis.