Instalar App SBOC


  • Toque em
  • Selecione Instalar aplicativo ou Adicionar a lista de início

Notícias

Notícias

Um ano da atual Diretoria da SBOC: ações em defesa da oncologia clínica brasileira

Um ano da atual Diretoria da SBOC: ações em defesa da oncologia clínica brasileira

Neste primeiro ano da gestão 2015-2017 da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC), a Diretoria colocou como pauta buscar o reconhecimento da oncologia clínica como especialidade. Presidente e diretores da SBOC acreditam que esta meta está próxima de ser alcançada, visto que o Comitê Científico da Associação Médica Brasileira (AMB) já votou, unanimemente, a favor da proposta. Agora, a SBOC aguarda a decisão final da Comissão Mista de Especialidades do Conselho Federal de Medicina (CFM).

O oncologista Carlos Gil Moreira Ferreira, vice-presidente para Pesquisa Clínica e Estudos Cooperativos da SBOC, aponta esse resultado como a principal conquista desta gestão. Trata-se, segundo o Dr. Antonio Dal Pizzol Júnior, vice-presidente de Assistência Médica e Defesa Profissional da SBOC, de um exemplo de como a atual Diretoria tem buscado responder às necessidades dos associados. “Num futuro próximo teremos assento em órgãos colegiados importantes e poderemos emitir o nosso título de especialista”, comemora o Dr. Gilberto Amorim, membro da Comissão de Ética da SBOC.

Leia também: matéria sobre ações voltadas para formação continuada

O Dr. Álvaro Machado, membro da Comissão de Ética da SBOC, lembra que a entidade também está voltada para a solução de problemas relacionados à remuneração dos oncologistas. “Nossas reivindicações estão sendo ouvidas pela Comissão de Honorários Médicos da AMB”, afirma. “A SBOC, neste primeiro ano da Gestão 2015-2017, concretizou várias ações que lhe permitirão, em breve, desempenhar suas tarefas em um novo patamar”, resume o Dr. Machado.

Outra novidade é a publicação das diretrizes da SBOC. As primeiras dez, voltadas para os principais tipos de câncer que acometem os brasileiros, serão publicadas no novo site. “A diretrizes estarão num espaço interativo na plataforma para que os associados da SBOC possam opinar sobre elas, ajudando a SBOC a fazer ajustes e adaptações necessárias”, afirma o Dr. Fernandes.

Comunicação reforçada

O Dr. Claudio Ferrari, secretário de Comunicação da SBOC, comenta sobre as iniciativas que vêm sendo desenvolvidas na área de comunicação. “Temos buscado trabalhar para promover, nos meios de comunicação, discussões importantes para a sociedade. Desta forma, temas como fatores de risco, vacinação, exames preventivos e impacto de medicamentos modernos na sobrevida de pacientes, aos poucos, substituíram a fosfoetanolamina nos noticiários”, explica. “Além disso, buscamos conhecer melhor as iniciativas dos oncologistas de todo o Brasil para divulgá-las em nossas mídias próprias. E o lançamento do novo site da SBOC, previsto para novembro, completa a tríade de iniciativas em comunicação deste primeiro ano de diretoria”, finaliza o secretário de Comunicação.

Leia mais: iniciativas conjuntas da SBOC com outras sociedades médicas e instituições