Gincana para Residentes estreia formato com final ao vivo
Com recorde de 227 inscritos, a 8ª edição da Gincana Nacional de Oncologia para Residentes foi concluída no último dia do Congresso SBOC 2023. Pela primeira vez, esta iniciativa da Escola Brasileira de Oncologia, juntamente com o Comitê de Jovens Oncologistas, teve a prova final ao vivo, conduzida pelo ex-presidente da SBOC, Dr. Gustavo Fernandes (Gestão 2015-2017).
A disputa vencida pela Dra. Marina Acevedo Zarzar de Melo, do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp), teve em sua fase final, além de plateia, a participação de dois “residentes amigos” convidados por cada participante da decisão, e de um grupo de oncologistas experientes, os “oráculos”, que puderam ser acionados pelos competidores em momentos específicos da disputa, quando não sabiam a resposta para o caso clínico exposto.
Dra. Marina será contemplada com um pacote completo (inscrição, hospedagem e passagens) para participar do Congresso da American Society of Clinical Oncology (ASCO) em 2024, em Chicago (EUA). Na segunda posição ficou a Dra. Camila Marchi Blatt, residente do Centro de Pesquisas Oncológicas (Florianópolis – SC), que receberá a inscrição e a passagem para o ASCO 2024; e na terceira posição a Dra. Erika Bushatsky Andrade de Alencar, do Instituto Brasileiro de Controle do Câncer (São Paulo-SP), que ganhará a inscrição no evento. Também participaram da final a Dra. Gláucia Alves de Souza Costa (Hospital Israelita Albert Einstein, de São Paulo-SP) e o Dr. Osvaldo Pina de Albuquerque Neto (Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira, de Recife-PE).
Os finalistas qualificaram-se para a decisão ao vivo após figurarem entre os três melhores de cada bloco da Gincana. Durante os meses que antecederam a final, eles tiveram de resolver quinzenalmente casos clínicos que exploraram aspectos essenciais da oncologia clínica.
Durante a prova final da Gincana para Residentes, os vencedores da Gincana Nacional da Oncologia para Acadêmicos receberam seus troféus e certificados de participação:
1º Mariele Luana Hörz (Universidade Federal do Rio Grande do Sul).
2º Lucas Arthur da Silva (Universidade Anhembi Morumbi de Piracicaba).
3º Pedro Lucas Damascena Miranda (Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre).