Censo inédito a caminho

Além de discutir as principais novidades científicas da área, o XXIV Congresso Brasileiro de Oncologia Clínica, que acontecerá de 16 a 18 de novembro na cidade do Rio de Janeiro, apresentará ao público os resultados do primeiro Censo SBOC da Oncologia Clínica. Realizado pelo Instituto DataFolha, o estudo já terminou a fase de coleta de dados com associados e contou com a participação de 761 oncologistas clínicos de 131 municípios de todas as regiões do país.
A partir das informações respondidas por eles, serão conhecidos a faixa etária média do oncologista clínico brasileiro, perfil acadêmico, se possuem titulação, faixa salarial, onde e como atuam, perfil de pacientes atendidos, participação em pesquisas clínicas, epidemiológicas ou translacionais.
Outros aspectos abordados pelo Censo são nível de satisfação, estresse e os principais desafios da prática oncológica no Brasil; percepção que eles têm acerca da adesão da população a programas de prevenção e tratamento, o cenário dos diagnósticos tardios, o acesso a novos medicamentos, subfinanciamento e/ou gestão ineficiente nos sistemas de saúde.
Com essa grande pesquisa, iremos conhecer com mais profundidade quem são os oncologistas clínicos que atuam diariamente nos sistemas público e privado do país e quais são suas maiores dificuldades”, conta presidente da SBOC, Dr. Carlos Gil Ferreira. “As informações obtidas serão fundamentais para o planejamento das ações da SBOC e até mesmo para a definição de diferentes políticas públicas na área oncológica”, acrescenta.
Membro da Diretoria da SBOC, Dra. Clarissa Baldotto explica que, a partir do Censo, também será possível entender a necessidade e adequação de vagas nos Programas de Residência Médica em Oncologia Clínica.
“Esperamos que essa pesquisa nos ajude a entender melhor o perfil de nossos associados para criarmos mais programas de apoio, educação e participação que tornem a SBOC cada vez mais uma referência importante para os oncologistas. Essa é a melhor forma de estimular o interesse dos residentes”, enfatiza.
O Censo SBOC da Oncologia Clínica também irá coletar informações de oncologistas clínicos não associados a entidade. Segundo o estudo Demografia Médica no Brasil 2023, existem 4.182 pessoas registradas como oncologistas clínicos no Brasil, embora nem todos atuem na área. Aproximadamente 13% dos oncologistas clínicos têm registros também em outras especialidades médicas.
Veja na animação ao lado mais dados sobre a Demografia Médica no Brasil 2023.
Esqueceu a sua senha?Altere no site da SBOC, clique aqui