A Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC) lançou, em maio, o guia Espiritualidade em Oncologia – material inédito da entidade que tem por objetivo ajudar todos aqueles que participam da linha do cuidado do paciente oncológico e que buscam uma explicação mais palpável sobre a necessidade do sentido de nossas existências.
O Guia traz reflexões sobre espiritualidade e religião, a importância desses conceitos para os pacientes oncológicos, seus familiares e cuidadores, possíveis abordagens para profissionais da saúde, entre outros assuntos ainda pouco explorados no tratamento contra o câncer. Tudo isso com diversas referências bibliográficas sobre o assunto.
Coordenadora e uma das autoras do material, a oncologista clínica Dra. Clarissa Mathias explicou que a consideração da espiritualidade por parte do médico pode fortalecer o vínculo, a confiança e a empatia com o paciente. “É fundamental entender as crenças do paciente, identificar aspectos que possam interferir nos cuidados de saúde e avaliar a força espiritual individual, familiar ou social que lhe permitirá enfrentar a doença”, comentou. “O momento do tratamento oncológico é muito delicado na vida do paciente, e o guia busca incentivar a busca por ajuda em suas próprias comunidades religiosas, caso façam parte de uma”, acrescentou.
Presidente da SBOC, Dr. Carlos Gil Ferreira lembrou que muitos pacientes gostariam de contar com suporte espiritual durante o tratamento contra o câncer, seja ele ofertado pelo médico ou por outro integrante da equipe multidisciplinar de saúde. “Em um campo tão desafiador como a oncologia, é essencial observar como os pacientes e seu entorno irão reagir e acolhê-los de forma humanizada”, disse. “Os obstáculos no diagnóstico e tratamento do câncer são inúmeros e constantes, mas a forma como são respondidos e superados pode revelar a força e a resiliência dos pacientes e seus familiares”, acrescentou.
Para o lançamento, a SBOC realizou uma Live pelo Instagram com a participação de dois autores do Guia, a Dra. Clarissa Mathias e o Dr. Diego Araújo; a diretoria da entidade Dra. Angélica Nogueira e a convidada especial Monja Coen Rōshi, primaz fundadora da Comunidade Zen Budista Zendo Brasil. A transmissão teve momentos com mais de 700 participantes simultâneos
Assista a live na íntegra.