Instalar App SBOC


  • Toque em
  • Selecione Instalar aplicativo ou Adicionar a lista de início

SBOC REVIEW

[⁸⁹Zr]Zr-girentuximab para imagens PET-CT de carcinoma de células claras renais: um estudo prospectivo, aberto, multicêntrico, de fase 3

Resumo do artigo:

Para o diagnóstico do câncer renal de células claras são utilizados os métodos radiológicos convencionais e biópsia guiada em paciente com massas renais suspeitas. O PET-CT FDG possui limitações no diagnóstico e caracterização dos tumores renais devido à baixa captação, sensibilidade e especificidade do método. O girentuximabe é um anticorpo monoclonal quimérico direcionado à anidrase carbônica 9, antígeno altamente expresso em carcinoma renal de células claras. Ao ser associado com o radioisótopo zircônio 89 (89Zr), forma uma molécula de Zr-girentuximabe, cuja afinidade por células claras renais aumenta a precisão do PET-CT na detecção de carcinoma de células claras renais metastático. A utilização do PET-CT com [89Zr] Zr-girentuximabe impactou a tomada de decisão clínica em até 86% dos pacientes, conforme publicação do estudo fase 1/2, ZIRDEE.

Estudo prospectivo, aberto, multicêntrico, fase 3, ZIRCON, avaliou 371 pacientes com massas renais suspeitas, de até 7 cm (cT1). Os desfechos co-primários eram sensibilidade e especificidade da combinação de PET-CT com [89Zr] Zr-girentuximabe para detectar, de forma não invasiva, carcinoma de células claras renais. Os pacientes foram posteriormente submetidos a nefrectomia parcial ou radical e avaliação anatomopatológica comparativa com os resultados do exame. Os desfechos secundários foram o valor preditivo positivo, o valor preditivo negativo e a acurácia do PET-CT com [89Zr] Zr-girentuximab.

A revisão central cega, conduzida por três leitores independentes, determinou a histologia das amostras cirúrgicas, a partir de três leitores experientes, mascarados para o histórico médico do paciente e quaisquer resultados histológicos anteriores, que conduziram análises de imagens do PET–CT centrais e independentes. Cada leitor recebeu treinamento antes do ensaio e o desempenho foi verificado por meio de monitoramento frequente.

Foram incluídos 371 pacientes, dos quais 214 (71%) eram homens e 86 (29%) mulheres. A idade média dos participantes de 61 anos. Para a análise primária foram relacionados 284 (95%) pacientes. A sensibilidade média do PET-CT com [89Zr] Zr-girentuximabe foi de 85,5% (IC 95%, 81,5-89,6) e a especificidade média de 87,0% (IC 95%, 81,0-93,1). O valor preditivo positivo médio foi de 92,9% (IC 95%, 90,2-95,7), o valor preditivo negativo médio de 75,2% (IC 95%, 71,2-79,3) e a acurácia média de 86,0% (IC 95%, 85,0-87,0). Um total de 261 eventos adversos foram relatados em 122 pacientes (41%), a maioria (74%) durante ou após a cirurgia e 56% foram de intensidade leve. Os eventos adversos considerados graves (grau ³ 3) foram hemorragias pós-procedimento em 6 (2%), retenção urinária em 3 (1%) e hipertensão em 3 (1%) dos pacientes.

O desempenho do PET-CT com [89Zr] Zr-girentuximabe foi consistente em pacientes com carcinoma de células claras renais, independentemente do tamanho da massa renal e alcançou os desfechos primários e secundários pré-estabelecidos.

Dessa forma, imuno-PET-CT com [89Zr] Zr-girentuximabe desponta como uma nova ferramenta padrão para o diagnóstico, detecção, caracterização e diferenciação do carcinoma de rim tipo de células claras, seja da lesão primária ou focos metastáticos, capaz de minimizar o risco de intervenções invasivas.

 

Comentário do avaliador científico:

O crescente acesso aos métodos de imagem tradicionais, como tomografias e ressonâncias, aumentou a detecção incidental de massas renais suspeitas, impondo a utilização de métodos invasivos para completa investigação. Embora tenhamos conseguido aumentar o diagnóstico de carcinomas renais em fases mais precoces, um novo desafio se impôs na prática clínica: a necessidade de procedimentos invasivos como biópsias guiadas ou intervenções cirúrgicas com riscos elevados de complicações.

Partindo dessa premissa, novos recursos diagnósticos minimamente invasivos ou não invasivos podem representar não apenas redução de risco ao paciente, mas atenuar custos com procedimentos invasivos complexos. O girentuximabe é um anticorpo com alta afinidade pela anidrase carbônica IX, presente na superfície da maioria dos tumores renais. A utilização como terapia adjuvante falhou em demonstrar benefício em câncer renal operado de alto risco (T3/pT4Nx/N0M0 ou pTanyN+M0 ou pT1b/pT2Nx/N0M0 com grau nuclear 3 ou superior), conforme estudo ARISIER, publicado em 2017.

Se por um lado, o girentuximabe falhou em agregar valor terapêutico, por outro ele vem despontando em agregar recursos diagnósticos. Quando combinado com o radioisótopo zircônio 89 (89Zr), girentuximabe demonstrou alta precisão em detectar câncer renal de células claras primário ou metastático, utilizando imuno-PET-CT, conforme resultados do estudo ZIRDEE, fase 1/2. Esse potencial valor diagnóstico foi confirmado no estudo fase 3 ZIRCON, com resultados positivos e animadores para o PET-CT com [89Zr] Zr-girentuximabe, que comprovou sensibilidade, especificidade e acurácia elevadas, com perfil de segurança aceitável.

O PET-CT com [89Zr] Zr-girentuximabe se mostrou uma ferramenta valiosa na investigação de massas renais suspeitas, independente do tamanho, especialmente em pacientes frágeis e de baixa performance para métodos invasivos.

Aguardamos os custos inerentes a essa nova tecnologia e esperamos diretrizes para nortearem uso racional do PET-CT com [89Zr] Zr-girentuximabe.

 

Citação: Shuch B, Pantuck AJ, Bernhard JC, Morris MA, Master V, Scott AM, et al. [89Zr]Zr-girentuximab for PET–CT imaging of clear-cell renal cell carcinoma: a prospective, open-label, multicentre, phase 3 trial. Lancet Oncol. 2024 Oct;25(10):1277-1287. doi: 10.1016/S1470-2045(24)00402-9.

 

Avaliador Científico:

Dr. Eriksen Alexandre Costa Gonçalves

Oncologista clínico pelo HC-UNICAMP – Campinas/SP

Oncologista clínico da SER Clínica Oncológica e UNACON-CHU-UFPA – Belém/PA

Membro Titular da SBOC

Instagram: @eriksengon

Cidade de atuação: Belém/PA