Instalar App SBOC


  • Toque em
  • Selecione Instalar aplicativo ou Adicionar a lista de início

SBOC REVIEW

A evolução molecular do câncer de pulmão

A heterogeneidade tumoral é determinante para o sucesso de terapias alvos. Com a maior disponibilidade de métodos de sequenciamento genético, inclusive na prática clínica, frequentemente diversas alterações moleculares são encontradas em uma única amostra de tecido tumoral. Determinar quais são as vias chave cuja inibição será o melhor alvo terapêutico é um grande desafio.

Para determinar o impacto da heterogeneidade intratumoral no câncer de pulmão não pequenas células (CPNPC), o consórcio britânico TRACERx realizou uma coleta prospectiva de dados e tecidos de pacientes com CPNPC estágios IA a IIIA submetidos a ressecção cirúrgica.1 Ao menos duas áreas de tumor de cada paciente com uma distância mínima entre si de 0.3 a 1 cm foram analisadas através de sequenciamento de exoma completo por Illumina HiSeq. Foram sequenciadas 327 regiões tumorais e comparadas a 100 amostras germinativas de sangue periférico. Na análise dos 100 primeiros tumores, mutações somáticas e alterações de número de cópias (ANC) foram classificadas em clonais e subclonais. Como esperado, mutações guiadoras de EGFR, TP53, MET e BRAF apresentavam-se como clonais. Uma mediana de 30% das mutações somáticas eram subclonais e 48% das ANC. Uma alta heterogeneidade do número de cópias correlacionou-se com um maior risco de recorrência ou morte (HR 4,9; IC 95% 1,8-13,1, p<0,001), independentemente do estádio. Por fim, outro importante achado foi a correlação entre tumores com maior carga de ANC subclonais e mutagênese mediada por APOBEC.

Jamal-Hanjani M e cols. N Engl J Med. 2017 Apr 26.

Comentários: Com essa extensa avaliação molecular foi possível observar a o peso da instabilidade cromossômica como evento fundamental da heterogeneidade tumoral, que pode ser um evento precoce e determinante da evolução da do CPNPC. 

Milena P Mak, MD.
Oncologista Clínica do Grupo de Tumores de Cabeca e Pescoco e Torax do ICESP/FMUSP e do Hospital Sirio-Libanes.