Instalar App SBOC


  • Toque em
  • Selecione Instalar aplicativo ou Adicionar a lista de início

SBOC REVIEW

Acurácia diagnóstica do PET-PSMA com Ga68 para detecção de metástase linfonodal pélvica antes da prostatectomia radical e linfadenectomia pélvica: um estudo de imagem, multicêntrico, prospectivo e de fase 3

Resumo do artigo:

Este é um estudo prospectivo, multicêntrico, aberto, de braço único, de fase 3, que avaliou a eficácia diagnóstica do PET com PSMA Ga68 em pacientes com câncer de próstata de riscos intermediário a alto, realizado em duas instituições acadêmicas nos Estados Unidos. Os pacientes elegíveis para o estudo tinham comprovação histopatológica de adenocarcinoma de próstata e pretendiam realizar prostatectomia radical, sendo classificados como riscos intermediário ou alto caso apresentassem pelo menos 1 destas características: PSA > 10 ng/mL, estágio clínico maior ou igual T2b, escore de Gleason > 6 ou outros fatores de risco. Qualquer terapia prévia para o tratamento do câncer de próstata era um critério de exclusão.

Todos os pacientes realizaram um exame único com PET-PSMA com Ga68 cujo laudo era feito localmente e a conduta era definida pelo médico assistente do paciente. Os pacientes encaminhados para a realização de prostatectomia radical foram incluídos na análise primária de eficácia e tinham o seu exame de PET-PSMA com Ga68 revisado centralmente por 3 avaliadores cegos treinados para esta avaliação. A abordagem cirúrgica não foi padronizada. Baseado nos achados cirúrgicos e de imagem, os pacientes foram classificados em verdadeiros positivos (VP), quando os achados positivos no PET-PSMA com Ga68 e no anatomopatológico, falsos positivos (FP), quando os achados positivos na imagem não confirmados no anatomopatológico, falsos negativos (FN), quando os achados de imagem eram negativos e o histopatológico positivo, e verdadeiros negativos (VN), quando os achados de imagem e histopatológico eram negativos. Os desfechos primários do estudo são sensibilidade, especificidade, valor preditivo positivo (VPP) e valor preditivo negativo (VPN) para a detecção de metástase linfonodal regional comparada com o resultado histopatológico da prostatectomia radical. O estudo tinha um poder de 80% para detectar um aumento de sensibilidade no diagnóstico de acometimento linfonodal de 46% para 65%, com nível de significância de 0,01.

Foram incluídos 764 pacientes, sendo que 277 (36%) realizaram prostatectomia radical e foram incluídos na análise primária de eficácia e 487 pacientes foram incluídos em uma coorte não cirúrgica. Os pacientes da coorte cirúrgica apresentavam idade mediana de 67 anos, PSA mediano de 11,1 ng/ml, 35% dos pacientes apresentavam ISUP 5 e 81% eram de alto risco. Um total de 75 pacientes (27%) apresentavam metástase linfonodal (pN1) no resultado anatomopatológico. Sensibilidade, especificidade, VPP e VPN para acometimento linfonodal foram respectivamente de 0,40 (IC 95% 0,34-0,46), 0,95 (IC 95% 0,92-0,97), 0,75 (IC 95% 0,70-0,80) e 0,81 (IC 95% 0,76-0,85). Dos 487 pacientes que não realizaram cirurgia, 69% realizou radioterapia, 22% tratamento sistêmico, 4% seguimento e 5% outras terapias. Análise post-hoc evidenciou que metástases linfonodais maiores que 10 mm foram associadas com maior sensibilidade do PET-PSMA com Ga68. Não houve nenhum evento grau 2 ou maior relacionado a realização do PET-PSMA com Ga68 e 6% dos pacientes relataram eventos adversos grau 1, principalmente diarreia e fadiga. Baseado nos resultados deste estudo, foi realizada uma nova submissão da indicação deste exame ao FDA.

 

Hope, Thomas A et al. Diagnostic accuracy of 68Ga-PSMA-11 PET for pelvic nodal metastasis detection prior to radical prostatectomy and pelvic lymph nodes dissection: a multicenter prospective phase 3 imaging trial. JAMA Oncol. 2021 Published online September 16. Doi: 10.1001/jamaoncol.2021.3771.
Acurácia diagnóstica do PET-PSMA com Ga68 para detecção de metástase linfonodal pélvica antes da prostatectomia radical e linfadenectomia pélvica: um estudo de imagem, multicêntrico, prospectivo e de fase 3.

 

Comentário da avaliadora científica:

Após muitos anos do desenvolvimento do PSMA (prostate-specific membrane antigen) como um biomarcador no câncer de próstata, temos atualmente importante evidência do seu papel no estadiamento antes do tratamento inicial e na recorrência bioquímica. O estudo atual mostra que o PET-PSMA com Ga68 em pacientes com câncer de próstata de alto risco possui um valor preditivo positivo de 95% para detecção de metástase linfonodal, enquanto um teste negativo não exclui a presença de acometimento linfonodal ou orienta o plano de linfadenectomia. Um defeito metodológico deste estudo é que os médicos responsáveis pelos pacientes não eram cegos para o resultado do exame e por isso pacientes com evidência de doença extra prostática podem não ter sido submetidos a cirurgia.

Os resultados do estudo atual e os recentes resultados do uso teranóstico do Lu177-PSMA-617¹ mostram que o PSMA pode ser utilizado tanto como uma ferramenta para a tomada da decisão clínica na apresentação inicial e na recorrência bioquímica, bem como tratamento da doença metastática castração-resistente.

  1.  Sartor O et al. NEJM, 2021; 385:1091-1103. DOI: 10.1056/NEJMoa2107322

 

Avaliadora científica:

Dra. Eliza D. Ricardo
Oncologista clínica pelo A.C. Camargo Cancer Center
Médica oncologista e coordenadora do programa de residência médica em Oncologia Clínica do Hospital Alemão Oswaldo Cruz