Instalar App SBOC


  • Toque em
  • Selecione Instalar aplicativo ou Adicionar a lista de início

SBOC REVIEW

Análise de sobrevida global do estudo LATITUDE

Resumo do artigo:
Análise final do estudo LATITUTE. Um estudo de fase III, duplo-cego, no qual 1.199 pacientes com doença sensível à castração (mCSPC), de 235 centros, em 34 países, foram randomizados para receber acetato de abiraterona (1,000 mg uma vez ao dia) mais prednisona (5 mg uma vez ao dia) e terapia de supressão hormonal androgênica (ADT) (n = 597) ou placebo mais ADT (n = 602).

Após os resultados da primeira análise interina em outubro de 2016, o estudo foi unblinded e 72 pacientes do grupo placebo realizaram crossover para o braço do tratamento experimental.

Esta análise final foi realizada após uma mediana de seguimento de 51,8 meses (IQR 47·2−57·0). Mediana de sobrevida global foi superior no grupo abiratorena/prednisona 53.3 meses (95% CI = 48.2 meses- NA) vs 36.5 meses (95% CI = 33.5–40.0 meses), HR 0.66 (P < .0001). Em relação à análise de subgrupo, todos os subgrupos tiveram benefício com o tratamento experimental, exceto os pacientes com ECOG 2 e Gleason score <8. Além disso, a adição de abiratorena/prednisona foi benéfica em relação aos desfechos secundários de progressão de dor, eventos ósseos esqueléticos, início de quimioterapia subsequente, PSA PD. EA que levaram à descontinuação do tratamento ocorreram em 16% no grupo experimental e 10% no placebo.


Abiraterone acetate plus prednisone in patients with newly diagnosed high-risk metastatic castration-sensitive prostate cancer (LATITUDE): final overall survival analysis of a randomised, double-blind, phase 3 trial.
The Lancet Oncology. Volume 20, Issue 5, May 2019, Pages 686-700
Abiraterona mais prednisona em pacientes recém diagnosticados em câncer de próstata sensível à castração (CPSC).



Comentários do editor:
- Análise final do estudo LATITUDE mostrou benefício mantido em sobrevida global a favor da adição de acetato de abiraterona e prednisona à terapia de supressão hormonal (ADT) em pacientes recém diagnosticados com mCSPC de alto risco. 


- Questionamentos quanto ao volume de doença são pertinentes, uma vez que o estudo não utilizou técnicas mais modernas de detecção precoce de doença, como PET-CT e ressonância de corpo inteiro.