Instalar App SBOC


  • Toque em
  • Selecione Instalar aplicativo ou Adicionar a lista de início

SBOC REVIEW

Análise final de quimioterapia adjuvante baseada em oxaliplatina e fluoropirimidina por 3 versus 6 meses em pacientes com câncer de cólon estágio III: o estudo randomizado fase III ACHIEVE

Resumo do artigo:

O tratamento adjuvante com fluoropirimidina e oxaliplatina (FOLFOX6 ou CapOx) por 6 meses é o padrão para pacientes com câncer de cólon estágio III. Porém, a neurotoxicidade decorrente do uso destes esquemas é importante e pode ser duradoura, afetando a qualidade de vida dos pacientes. Em vista disso, a colaboração IDEA teve como objetivo analisar se a redução do tempo de adjuvância era factível do ponto de vista de eficácia. Neste contexto, o ACHIEVE foi um dos seis estudos incluídos e o artigo em questão publicado no JCO traz a análise final de eficácia e segurança.

O ACHIEVE é um trial multicêntrico, randomizado, aberto, com pacientes japoneses com câncer de cólon estágio III, ECOG 0 ou 1, superfície corporal ≤ 2,2m² e funções orgânicas preservadas. Os indivíduos foram randomizados para receber 3 ou 6 meses de quimioterapia adjuvante com FOLFOX6 ou CapOx.

O desfecho primário foi sobrevida livre de doença (SLD) e os secundários foram sobrevida global (SG) e toxicidades. Como a amostra não foi planejada para a análise isolada do estudo, não havia margem de não-inferioridade estabelecida e, portanto, o poder estatístico foi limitado. Não só isso, foi considerada a população por intenção de tratar modificada (mITT), que incluía apenas pacientes que receberam pelo menos um ciclo de quimioterapia. As análises foram categorizadas por regime de tratamento (FOLFOX6 ou CapOx) e por risco (baixo ou alto).

Ao final do estudo, 1313 pacientes foram incluídos e 1291 receberam pelo menos um ciclo de tratamento e, portanto, estes compuseram a população por intenção de tratar modificada (mITT). As características dos pacientes foram balanceadas entre os grupos.

Após um seguimento mediano de 74,7 meses, 293 pacientes apresentaram recidiva da doença, sendo 148 do grupo de 3 meses e 145 do grupo de 6 meses. Tanto a SLD e a SG não diferiram entre os braços, com 75,2% e 74,2% de SLD em 5 anos (HR 0,95; IC 95% 0,11-1,18; p = 0,64) e 88,3% e 89,5% de SG em 5 anos (HR 0,91; IC 95% 0,69-1,20; p = 0,51) para os grupos de 3 e 6 meses, respectivamente. A sobrevida após recorrência não mostrou diferença entre os braços.

A análise de acordo com o risco da doença mostrou que, entre os pacientes de baixo risco, FOLFOX6 por 3 meses apresentou pior eficácia – tanto em SLD quanto SG – quando comparado a FOLFOX6 6 meses. Por outro lado, entre os que receberam CapOx, parece ter havido benefício de 3 meses em relação a 6 meses. Entre os pacientes de risco alto, não houve diferença de SLD ou SG, independente do regime utilizado.

Em relação às toxicidades, houve maior incidência de neuropatia no grupo que recebeu 6 meses de tratamento, principalmente de grau 3 (6 x 1%; OR 0,281; IC 95% 0,214-0,370; p < 0,0001). Além disso, neuropatia com duração de mais de 5 anos foi significativamente mais comum nos pacientes de 6 meses em relação a 3 meses (16 x 8%; OR 0,424; IC 95% 0,248-0,723; p = 0,0016). A síndrome mão-pé foi mais comum nos pacientes que receberam CapOx quando comparado ao grupo de FOLFOX6 (45 x 20%) e também no grupo de 6 meses em contraste com o de 3 meses (50 x 39%).

Por fim, foi realizada análise post hoc, que mostrou maior chance de recidiva pulmonar nos pacientes do grupo de 3 meses (p = 0,0075) e hepática no grupo de 6 meses (p = 0,0017).

 

 

Yoshino T, Oki E, Misumi T, et al. Final Analysis of 3 Versus 6 Months of Adjuvant Oxaliplatin and Fluoropyrimidine-Based Therapy in Patients With Stage III Colon Cancer: The Randomized Phase III ACHIEVE Trial. J Clin Oncol. 2022; Published online May 05, 2022. doi.org/10.1200/JCO.21.02628.
Análise final de quimioterapia adjuvante baseada em oxaliplatina e fluoropirimidina por 3 versus 6 meses em pacientes com câncer de cólon estágio III: o estudo randomizado fase III ACHIEVE.

 

Comentário do avaliador científico:

O estudo ACHIEVE corrobora a flexibilização do tempo de tratamento, conduta já praticada por muitos oncologistas desde a primeira publicação do IDEA. Entretanto, pelo fato do poder estatístico não ser adequado para análise de eficácia descrita e por analisar uma população de etnia hegemonicamente asiática, os achados não devem representar uma panaceia.

Desse modo, como os resultados de redução do tempo de quimioterapia nos pacientes de baixo risco estão em linha com o IDEA, essa conduta é cada vez mais aceitável. Porém, a ausência de diferença para os indivíduos de alto risco não permite generalizar o descalonamento neste grupo. Ademais, os dados também reforçam que, no cenário de tratamento mais curto, o esquema CapOx talvez seja o mais adequado, notadamente nos pacientes de baixo risco (T3N1).

O artigo mostra também que a neurotoxicidade tem incidência bastante distinta com o tempo de tratamento retraído, sendo notável a redução de 50% das sequelas à longo prazo. Em resumo, os dados do ACHIEVE ajudam o oncologista a individualizar melhor o tratamento do câncer de cólon estágio III, com uma abordagem mais permissiva para oferecer um tratamento menos prolongado, principalmente naqueles pacientes para os quais a neurotoxicidade possa impactar mais na qualidade de vida.

 

Avaliador científico:

Dr. Rafael Luis Moura Lima do Carmo
Residência em Oncologisa clínica pela Unicamp
Mestre em oncologia clínica pela Unicamp
Fellowship no MD Anderson Cancer Center de Madrid/Espanha
Oncologista clínico do Grupo SOnHe de Campinas