Instalar App SBOC


  • Toque em
  • Selecione Instalar aplicativo ou Adicionar a lista de início

SBOC REVIEW

Análise genômica de adenocarcinoma de pulmão com mutação alvo negativa em pacientes que nunca fumaram

Resumo do artigo:

Cerca de 25% dos pacientes com adenocarcinoma de pulmão são não tabagistas. O perfil genômico dos tumores de não tabagistas difere muito dos tabagistas: menor carga mutacional, com tumor mutation burden (TMB) baixo, transversões C:G->T:A, baixo PD-L1 e um arsenal de mutações/fusões somáticas diferente. Essas mutações e fusões implicam na terapêutica, muitas vezes passíveis de terapia-alvo, que são mais eficazes e também mais palatáveis aos pacientes. 

Entretanto, uma parcela dessa população não têm nenhum gene “driver” identificado, e por na maioria das vezes carregarem PD-L1 e TMB baixo, não utilizam imunoterapia como primeira opção terapêutica. Nós objetivamos avaliar o perfil de mutações e fusões em não tabagistas com adenocarcinoma de pulmão e também, nos pacientes sem mutações ou fusões “drivers”, realizamos o sequenciamento do exoma a procura de possiveis novos “drivers” e para traçar o perfil genômico dessa população.

Este estudo é retrospectivo, onde analisamos os pacientes não tabagistas com adenocarcinoma de pulmão tratados de 2008 a 2018 no Princess Margaret Cancer Centre em Toronto, Canada. Nos pacientes sem mutações/fusões “drivers”, nós realizamos sequenciamento total do exoma, objetivando encontrar os genes mais frequentemente mutados, o TMB dessa população e tambêm as assinaturas mutacionais. 

Dos 1137 pacientes não tabagistas com adenocarcinoma de pulmão, 84% tinham o “driver” conhecido, sendo: 74% EGFR, 12% ALK, 5% KRAS, 4% HER2, 2% METexon14, entre outros. Encontramos 2 casos com a fusão rara NRG1 e também outros dois casos com a fusão RSPO2. Nos 16% restantes sem “drivers” conhecidos, obtivemos tecido para análise de exoma em 21 pacientes. Entre os genes mais frequentemente mutados, se destacaram a família do KMT2, alterado em 22% dos casos, PTEN e APC em 4% dos casos, dentre outros. O perfil de assinatura mutacional revelou MS 20 (associado ao reparo de DNA) e MS 2/13, associados a APOBEC. O TMB mediano foi 1.92.

 

Genomic analysis of driver-negative lung adenocarcinoma (LA) in lifetime never smokers. Fares, AF et al. Journal of Clinical Oncology 2020 38:15_suppl, 3571-3571.
Análise genômica de adenocarcinoma de pulmão com mutação alvo negativa em pacientes que nunca fumaram.

 

Comentário da autora:
Em conclusão, 16% dos pacientes não tabagistas com adenocarcinoma de pulmão não têm “drivers” conhecidos. Esse grupo é bastante heterogêneo genomicamente, com TMB de 1.92, inferior a coortes históricas de não tabagistas com mutações de EGFR. Aguardamos resultados de análise de número de cópias e análise de vias associadas para que possamos, em conjunto com os resultados apresentados, clarear um pouco mais da carcinogênese do adenocarcinoma de pulmão nessa rara população.

 

Autora:
Dra. Aline Fusco Fares
Oncologista clínica pelo AC Camargo Cancer Center. 
Mestre em Oncologia pelo AC Camargo Cancer Center. 
Fellowship em Oncologia Torácica pelo Princess Margaret Cancer Centre. Experiência em pesquisa nas áreas de geômica e epidemiologia.