Instalar App SBOC


  • Toque em
  • Selecione Instalar aplicativo ou Adicionar a lista de início

SBOC REVIEW

Anastrozol para prevenção de câncer de mama: análise de longa data do estudo randomizada IBIS-II

Resumo do artigo:
No estudo de fase 3 IBIS-II, 3864 pacientes na pós menopausa com alto risco para desenvolver câncer de mama foram randomizadas 1:1 para receber anastrozol ou placebo por 5 anos. O objetivo primário do estudo era avaliar o número de casos novos confirmados por histologia de câncer de mama in situ ou invasivo. Nesta atualização, após uma mediana de seguimento de 10.9 meses, foram reportados em especial os desfechos secundários incluindo eventos cardiovasculares, fraturas e mortalidade.

O grupo que recebeu anastrozol apresentou 61% (HR 0·39, 0·27–0·58, p<0·0001) de redução de novos eventos de câncer de mama nos primeiros 5 anos (vigência de tratamento). Interessante também, que mesmo após os anos de tratamento, o grupo que recebeu anastrozol continuou a apresentar uma redução de novos eventos de câncer de mama. Neste cenário, porém, com uma redução do risco inferior, de 36% (0·64, 0·45–0·91, p=0·014). A redução do risco de novos cânceres de mama deveu-se na maioria dos casos devido à redução de câncer de mama receptor hormonal positivo e, em menor parte, de tumores HER2- positivo. Não houve benefício com significância estatística para a redução de tumores RH- negativo (0·77, 0·41–1·44, p=0·4). Com a análise estendida dos dados, a redução na incidência de câncer colorretal não foi confirmada para o grupo que recebeu anastrozol.

Em relação aos eventos adversos, no grupo experimental, não foram identificados excessos de casos de fratura quando comparados ao grupo placebo (380 vs 373, OR 1·04, 95% CI 0·88–1·22). Além disso, eventos isquêmico-transitórios e AVCs foram numericamente superiores no grupo anastrozol, porém a diferença não apresentou significância estatística (46 vs 36, p=0·24).

Nenhum benefício do anastrozol foi ientificado em relação a mortalidade específica por câncer de mama, entretanto, o número de eventos foi muito pequeno para permitir comparações.

 

Use of anastrozole for breast cancer prevention (IBIS-II): long-term results of a randomised controlled trial. Published Online December 12, 2019 https://doi.org/10.1016/ S0140-6736(19)32955-1. The Lancet. Cuzick et al.
Anastrozol para prevenção de câncer de mama: análise de longa data do estudo randomizada IBIS-II

 

Comentários do editor:
- O estudo IBIS-II confirma o benefício do anastrozol na redução do risco de câncer de mama para pacientes pós-menopausa e com alto risco de desenvolver a neoplasia.

- O maior benefício foi visto nos primeiros 5 anos de tratamento (61% de redução na incidência de câncer de mama), porém com esta análise estendida, foi identificado também benefício após os primeiros 5 anos (36%).

- O número necessário para tratamento (NNT) para prevenção de 1 câncer de mama nesta população foi 29.

- Este foi o primeiro estudo a comprovar o efeito “carryover” dos inibidores de aromatase no cenário de prevenção para o câncer de mama.

- Apesar de algumas críticas quanto a coleta dos dados de eventos adversos após o término do tratamento, o grupo experiemental não aparenta haver excesso de efeitos adversos tardios.

- Certamente estes dados se somam aos dados do estudo IBIS-I, no qual tamoxifeno também mostrou benefício para a prevenção de câncer de mama, e devem auxiliar no processo de decisão quanto ao uso de terapia sistêmica para prevenção de câncer de mama em população de alto risco.

 

Editora:
Dra. Adriana Hepner
Membro da SBOC; Oncologista Clínica pelo Hospital Sírio Libanês; Médica do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP). Atualmente, participa como fellow clínica do Programa de Oncologia Cutânea do Melanoma Institute Australia, em Sydney.