Instalar App SBOC


  • Toque em
  • Selecione Instalar aplicativo ou Adicionar a lista de início

SBOC REVIEW

ASCO 2018 – Tumores do trato geniturinário (não-próstata)

Abstract 1 – Arnaud Mejean, CARMENA: Cytoreductive nephrectomy followed by sunitinib versus sunitinib alone in metastatic renal cell carcinoma—Results of a phase III noninferiority trial. Nº = LBA3

A nefrectomia citorredutora (NC) tem sido o tratamento padrão no câncer de rim metastático nos últimos anos. O CARMENA foi desenhado para responder à questão se a NC inicial deve continuar a ser realizada antes do tratamento com sunitinibe. Esse estudo de fase III randomizou 450 pacientes com câncer de rim células claras metastático para NC seguida de sunitinibe ou somente sunitinibe. Os resultados no grupo que recebeu sunitinibe isolado não foram inferiores aos do grupo nefrectomia mais sunitinibe em relação à sobrevida global. Não foram observadas diferenças significativas na taxa de resposta ou livre de progressão.

Comentário: No estudo CARMENA, 43% eram de risco desfavorável, fato que certamente colaborou para que a não inferioridade tenha sido alcançada. Para nossa prática clínica diária, esses dados não devem levar ao abandono da nefrectomia, mas enfatizar a importância da seleção cuidadosa de pacientes submetidos à nefrectomia. A cirurgia em pacientes adequadamente selecionados continua sendo um componente essencial do cuidado. Especialmente para pacientes com doença metastática de comportamento indolente ou de crescimento lento após nefrectomia.

Abstract 2 – Alison Jane Birtle, Results of POUT: A phase III randomised trial of perioperative chemotherapy versus surveillance in upper tract urothelial cancer (UTUC). Nº = 407

O benefício da quimioterapia adjuvante em pacientes com câncer urotelial do trato superior não está bem estabelecido. O estudo POUT, um estudo de fase III, randomizou 248 pacientes, sendo 125 para quimioterapia (QT) com 4 ciclos de CG (cisplatina associada a gencitabina) e 123 para observação após a cirurgia. A sobrevida livre de doença (SLD) em dois anos foi de 51% para o grupo que foi observado e de 70% para os que receberam QT adjuvante. A SLP (sobrevida livre de progressão) favoreceu o grupo que recebeu QT (HR = 0.49, p = 0.003).

Comentário: O estudo foi encerrado precocemente devido a eficácia a favor do grupo que recebeu QT adjuvante. Apesar de ainda aguardarmos os dados de sobrevida global, 4 ciclos de CG adjuvante para tumores do trato urotelial superior, pT2-pT4 N0-3 M0, é o tratamento padrão para esses pacientes.

Abstract 3 – Darren R. Feldman, Multicenter randomized phase 2 trial of paclitaxel, ifosfamide, and cisplatin (TIP) versus bleomycin, etoposide, and cisplatin (BEP) for first-line treatment of patients (pts) with intermediate - or poor-risk germ cell tumors (GCT). Nº = 4508

O estudo de fase II randomizado comparou paclitaxel, ifosfamida e cisplatina (TIP) a bleomicina, etoposideo e cisplatina (BEP) em pacientes com tumor germinativo de risco baixo e intermediário. O desfecho primário era taxa de resposta (TR). O estudo mostrou semelhante TR entre os grupos, a SLP estimada de 1 ano foi de 72% para ambos os braços. Alterações laboratoriais e toxicidade gastrintestinal foram observadas em maior frequência nos pacientes que receberam TIP, enquanto infecções e toxicidades respiratórias foram maiores nos que receberam BEP.

Comentário: Este trabalho nos mostra que assim como o esquema VIP, TIP pode representar uma opção alternativa ao BEP para pacientes com contra indicação a bleomicina.

Dr. Raphael Brandão
Diretor da Oncologia do Americas Serviços Médicos/UnitedHealth Group. Chefe da Oncologia do Hospital Paulistano. Chefe da Oncologia do Hospital Samaritano. Ex-fellow do Dana-Farber Cancer Institute/Harvard Medical School, Boston, EUA