Instalar App SBOC


  • Toque em
  • Selecione Instalar aplicativo ou Adicionar a lista de início

SBOC REVIEW

ASCO GU 2021 / Estudo SEMS: resultado de um ensaio clínico prospectivo e multiinstitucional de fase II avaliando cirurgia como tratamento inicial no seminoma metastático

Resumo do artigo:

Até o momento, o manejo do seminoma estadio 2A, é baseado na radioterapia para-aórtica mais linfonodos ilíacos ou quimioterapia. O prognóstico desses pacientes é excelente, mas associado a toxicidades cumulativas a longo prazo. A linfadenectomia retroperitoneal (LRP) é usada em pacientes não seminoma estadio 1 a 2ª e para doença residual, a experiência com esse tratamento mostra menores taxas de complicações em relação as demais modalidades.
O SEMS é um estudo fase II, de 12 centros dos Estados Unidos e Canadá, braço único de linfadenectomia retroperitoneal como tratamento de 1ª linha para seminoma testicular com doença retroperitoneal isolada (até 2 linfonodos de 1-3 cm) que não tivessem recebido terapia anterior, a não ser orquiectomia. Marcadores tumorais deveriam ser normais, com uma desidrogenase lática até 1,5x o valor da normalidade. O objetivo primário foi sobrevida livre de recorrência (SLR) em 2 anos e os objetivos secundários foram SLR em 5 anos, upstaging patológico, sobrevida livre de tratamento e complicações cirúrgicas. Os cirurgiões deveriam ser qualificados (mais que 8 LRP abertas por ano ou mais de 24 nos últimos 3 anos) e todas as cirurgias deveriam seguir o protocolo do Memorial Sloan Kettering Cancer Center (MSKCC). Foram incluídos 55 pacientes, submetidos a LRP, dos quais 14 apresentavam doença estadio I inicial com recidiva retroperitoneal isolada e 41, doença estadio clínico IIA-B. Ocorreram 10 recorrências em um segmento médio de 24 meses. A SLR em 2 anos foi de 87% e a sobrevida global de 100%. Houve sete (13%) pacientes que apresentaram complicações de curto prazo, sendo que cinco foram classificados como Clavien Dindo I-II e dois (3,6%) como III. Nenhum paciente relatou complicações em longo prazo.

 

Siamak Daneshmand et al. - SEMS trial: Result of a Prospective, Multi-Institutional Phase II Clinical Trial of Surgery in Early Metastatic Seminoma.
Estudo SEMS: resultado de um ensaio clínico prospectivo e multiinstitucional de fase II avaliando cirurgia como tratamento inicial no seminoma metastático.

 

Comentário da avaliadora científica:

A toxicidade do tratamento para seminoma estadio 2A com os tratamentos até então estabelecidos não é desconsiderável. O estudo SEMS traz a LRP como uma nova opção terapêutica para primeira linha nesses pacientes, com baixa complicações em um seguimento de 24 meses quando performados por cirurgiões qualificados. Um tempo maior de seguimento irá trazer mais dados em relação a toxicidade a longo prazo.

 

Filiação:

Dra. Jamile Almeida
Residência em Oncologia Clínica pelo ICESP/FMUSP
Oncologista clínico da Oncoclinica – Oncologistas Associados