Instalar App SBOC


  • Toque em
  • Selecione Instalar aplicativo ou Adicionar a lista de início

SBOC REVIEW

ASCO GU 2021 / O inibidor oral de HIF-2 alfa, MK-6482, em pacientes com carcinoma de células claras renais avançado: atualização de um estudo de fase I / II

Resumo do artigo:

Foram apresentados os resultados da coorte de expansão do estudo de fase I/II, onde foram incluídos 55 pacientes com carcinoma renal de células claras avançado para tratamento com inibidor oral HIF-2 alfa. A maioria dos pacientes eram de risco intermediário / desfavorável e 62% receberam >3 linhas previas de tratamento. A taxa de resposta objetiva foi de 25%, entretanto não houve respostas completas. Dos pacientes que responderam, 71% mantiveram resposta por mais 6 meses com uma taxa de controle de doença de 92% para os pacientes com risco favorável e 76% para os de risco intermediário/desfavorável. A mediana sobrevida livre de progressão foi de 14,5 meses. Todos os pacientes tiveram algum evento adverso (EA), sendo os mais comuns: anemia (76%), fatiga (71%), dispneia (49%), náusea (36%), tosse (31%), e hipóxia (31%). Os EA mais graves (> grau 3) foram anemia (27%) e hipóxia (16%). Belzutifan se mostrou uma droga segura com efeitos adversos toleráveis.

 

Todd Michael Bauer et al. - The oral HIF-2 α inhibitor MK-6482 in patients with advanced clear cell renal cell carcinoma (RCC): Updated follow-up of a phase I/II study.
O inibidor oral de HIF-2 alfa, MK-6482, em pacientes com carcinoma de células claras renais avançado: atualização de um estudo de fase I / II.

 

Comentário da avaliadora científica:

O VHL tem papel importante no desenvolvimento do câncer de rim e mais de 90% dos pacientes com carcinoma renal tipo células claras terão deficiência do VHL. A ausência de VHL permite que o HIF2alfa transloque-se livremente para o núcleo aumentando a proliferação, angiogênese e metástase. O belzutifano se mostrou uma droga promissora para tratamento de câncer de rim tipo células claras que mostrou benefício clínico com 25% de taxa de resposta objetiva e estabilização da doença em pacientes politratados. Os efeitos colaterais são frequentes e manejáveis. Um estudo de fase 3 está em andamento com belzutifano e pacientes com câncer de rim avançado (NCT04195750).

 

Filiação:

Dra. Mariane Fontes Dias
Residência em Oncologia Clínica pelo INCA
Oncologista clínico no ICESP/FMUSP e Oncologia D’Or
Médica oncologista do Grupo Oncoclinicas Rio de Janeiro, com fellowship em uro-oncologia e desenvolvimento de drogas pelo Royal Marsden NHS Foundation Trust/Institute of Cancer Research – Londres. Membro do LACOG-GU