Instalar App SBOC


  • Toque em
  • Selecione Instalar aplicativo ou Adicionar a lista de início

SBOC REVIEW

ASCO GU 2021 / Resultados atualizados de POUT: ensaio randomizado de fase III de quimioterapia peri-operatória versus vigilância no carcinoma urotelial do trato superior

Resumo do artigo:

O estudo POUT foi inicialmente apresentado na ASCO GU de 2018 e já tinha demonstrado que a quimioterapia adjuvante melhorava a sobrevida livre de doença (SLD), com HR 0,45 (IC 95% 0,30-0,68) para pacientes com carcinoma urotelial do trato superior pT2-T4N0-3M0, com um acompanhamento médio de 30,3 meses. Na ASCO GU desse ano, foram apresentados os resultados de uma análise pré-planejada, atualizando o desfecho primário de sobrevida livre de doença e relatando desfechos secundários importantes.

Foram randomizados 261 pacientes após nefroureterectomia para 4 ciclos de gencitabina e cisplatina (ou carboplatina se clearance de creatinina entre 30-49 mL/min) ou seguimento. Os pacientes realizaram exames de imagem e cistoscopia semestrais por 2 anos e, em seguida, anualmente a 5 anos. O desfecho primário foi a SLD e os desfechos secundários incluíram sobrevida livre de metástases (SLM), SG, toxicidade e qualidade de vida relatada pelo paciente. O estudo foi fechado precocemente por recomendação do comitê independente de monitoramento de dados devido à evidência de eficácia no braço da quimioterapia adjuvante.

Nessa atualização com acompanhamento médio de 49,1 meses, o HR para SLD foi de 0,51 (IC 95% 0,35-0,76; p = 0,0006) e para SLM foi 0,52 (IC 95% 0,36-0,77; p = 0,0007). A SG em 3 anos para pacientes em seguimento foi de 67% (IC 95% 58-75%) e 79% para quimioterapia (IC 95% 71% -86%), porém sem significância estatística. Os eventos adversos de grau 2 ou superiores mais comuns foram hipertensão (10,4%), letargia (10,4%) e perda auditiva (5,4%). Não houve diferenças estatisticamente ou clinicamente relevantes na qualidade de vida 12 meses após o tratamento.

 

Alison Jane Birtle et al. - Updated outcomes of POUT: A phase III randomized trial of peri-operative chemotherapy versus surveillance in upper tract urothelial cancer (UTUC).
Resultados atualizados de POUT: ensaio randomizado de fase III de quimioterapia peri-operatória versus vigilância no carcinoma urotelial do trato superior.

 

Comentário da avaliadora científica:

Essas análises atualizadas reforçam o uso de quimioterapia adjuvante à base de platina (cisplatina ou carboplatina) nos pacientes com carcinoma urotelial de trato alto.

 

Filiação:

Dra. Karine Martins da Trindade
Residência em Oncologia Clínica pelo Instituto do Cancer do Ceará - ICC
Oncologista Clínica do Oncocentro Hospital São Carlos/Rede D’or e da Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza
Coordenadora do IEP - Instituto de Ensino e Pesquisa Oncocentro