Instalar App SBOC


  • Toque em
  • Selecione Instalar aplicativo ou Adicionar a lista de início

SBOC REVIEW

ASCO GU 2021 / Resultados do EV-301: ensaio clínico de fase III de enfortumabe vedotin versus quimioterapia em pacientes com carcinoma urotelial localmente avançado ou metastático previamente tratados

Resumo do artigo:

Enfortumab vedotin (EV) é um anticorpo conjugado a nectina-4, uma proteína altamente expressa na superfície da maioria dos carcinomas uroteliais, conjugado ao agente anti-microtúbulo monometil auristato. Uma vez que o anticorpo se liga à célula que expressa nectina-4, o agente é internalizado e o agente quimioterápico é liberado.

O estudo EV-301 foi desenhado para avaliar o benefício do EV em pacientes com carcinoma urotelial avançado que progrediram após quimioterapia com platina e imunoterapia. Os pacientes foram randomizados para EV ou quimioterapia (paclitaxel, docetaxel ou vinflunina). O objetivo primário do estudo foi a sobrevida global (SG).

Nesta apresentação, foram relatados os resultados de uma análise interina pré-planejada. As características dos pacientes foram equilibradas entre os grupos de quimioterapia e EV. A idade média em ambos era de 68 anos e aproximadamente 30% dos pacientes em cada grupo tinham metástases hepáticas. O acompanhamento médio foi de 11,1 meses.

Com relação ao desfecho primário, a SG mediana no braço do EV foi de 12,8 meses em comparação a 8,9 meses para quimioterapia, com HR de 0,70 (IC 95% 0,56 - 0,89, p=0,00142). O braço do EV também conferiu um benefício estatisticamente significativo para a SLP de 1,8 meses (HR 0,62, p <0,0001). A taxa de resposta também foi superior para o EV, de 41%, com 5% de respostas completas, versus 17,9% dos pacientes recebendo quimioterapia.

As taxas de EA relacionados ao tratamento, incluindo eventos graves, foram semelhantes entre os dois braços (93,9% no braço do EV e 91,8% no braço da quimioterapia). As taxas de EA de grau ≥ 3 foram de aproximadamente 50% em ambos os grupos. Os EA mais comuns nos pacientes que fizeram uso do EV foram erupção cutânea maculopapular, neutropenia e hiperglicemia. Os pacientes que fizeram uso da quimioterapia tiveram mais neutropenia, incluindo neutropenia febril, e leucopenia.

 

Thomas Powles et al. - Primary results of EV-301: A phase III trial of enfortumab vedotin versus chemotherapy in patients with previously treated locally advanced or metastatic urothelial carcinoma.
Resultados do EV-301: ensaio clínico de fase III de enfortumabe vedotin versus quimioterapia em pacientes com carcinoma urotelial localmente avançado ou metastático previamente tratados.

 

Comentário da avaliadora científica:

Os dados apresentados confirmam o benefício do enfortumab vedotin em quando comparado a quimioterapia para o tratamento de pacientes com carcinoma urotelial avançado que progrediram a quimioterapia com platina e imunoterapia.

 

Filiação:

Dra. Karine Martins da Trindade
Residência em Oncologia Clínica pelo Instituto do Cancer do Ceará - ICC
Oncologista Clínica do Oncocentro Hospital São Carlos/Rede D’or e da Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza
Coordenadora do IEP - Instituto de Ensino e Pesquisa Oncocentro