Instalar App SBOC


  • Toque em
  • Selecione Instalar aplicativo ou Adicionar a lista de início

SBOC REVIEW

ASCO GU 2021 / Resultados finais de um ensaio de fase I e coortes de expansão avaliando cabozatinibe e nivolumabe (CaboNivo) com ou sem ipilimumabe (CaboNivoIpi) para tumores geniturinários metastáticos

Resumo do artigo:

Pacientes portadores de cânceres geniturinários metastáticos receberam oito doses crescentes de CaboNivo ou CaboNivoIpi na fase I. Nas sete coortes de expansão, a dose recomendada de fase II para CaboNivo foi cabozantinibe 40 mg/dia + nivolumabe 3 mg/kg a cada duas semanas em ciclos de 28 dias e, para CaboNivoIpi, CaboNivo + ipilimumabe 1mg/kg a cada três semanas por quatro ciclos de 21 dias, seguidos de CaboNivo. Os objetivos primários foram determinar a atividade clínica, segurança e tolerabilidade das duas combinações. As coortes de expansão CaboNivo incluíram pacientes com carcinoma urotelial (Ur); carcinoma renal de células claras (CC), adenocarcinoma de bexiga (adenoBe) e outros tumores geniturinários metastáticos raros. As coortes de expansão CaboNivoIpi incluíram Ur, CC e carcinoma peniano. Foram incluídos 120 pacientes: 54 na fase I e 66 nas coortes de expansão, onde 64 pacientes receberam CaboNivo e 56, CaboNivoIpi, com seguimento médio de 40,4 meses. A taxa de resposta objetiva (TRO) para 108 indivíduos avaliáveis foi de 38%, com 12 (11,1%) respostas completas (RC) e 29 (26,9%) respostas parciais. As TRO por tipo tumoral foram: 42,4% no Ur (n=33), sendo 21,2% RC; 62,5% no CC (n=16); 11,1% no carcinoma de próstata (n=9); sem resposta objetiva em tumores de células germinativas (n=6); 20% no adenoBe (n=15); 44,4% no carcinoma peniano (n=9); 85,7% no carcinoma escamoso de bexiga (n=7); 50% no carcinoma medular renal (n=2); 33,1% no carcinoma de pequenas células de bexiga (n=3). Na população geral, sobrevida global mediana (SG) foi de 15,9 meses e duração mediana da resposta foi de 22,8 meses, sendo 32,1 meses para os pacientes com tumor Ur e 20,1 meses para CC. Eventos adversos de graus 3 ou 4 ocorreram em 84% e 80% dos pacientes tratados com CaboNivo e CaboNivoIpi, respectivamente. Os mais relevantes foram 25% e 16% de hipofosfatemia, 20% e 20% de aumento lipase, 20% e 18% de fadiga, 5% e 14% de elevação de ALT, 9% e 11% de aumento de AST, 9% e 11% de diarreia e 11% e 4% de eventos tromboembólicos com CaboNivo e CaboNivoIpi, respectivamente. Um participante apresentou pneumonite de grau 5 com CaboNivoIpi. A contagem inicial de células tumorais circulantes EpCAM+ CTC < 5 versus > 5 foi associada a uma SG maior (24,3 x 12,3 meses; p=0,037).

 

Andrea B. Apolo et al. - Final results a phase I trial and expansion cohorts of cabozatinib and nivolumab (Cabonivo) alone or with ipilimumab (CaboNivoIpi) for metastatic genitourinary tumors.
Resultados finais de um ensaio de fase I e coortes de expansão avaliando cabozatinibe e nivolumabe (CaboNivo) com ou sem ipilimumabe (CaboNivoIpi) para tumores geniturinários metastáticos.

 

Comentário da avaliadora científica:

CaboNivo e CaboNivoIpi demonstraram altas taxas de efeitos colaterais grau 3 e 4, porém manejáveis, com atividade clínica promissora em muitas histologias de tumores geniturinários metastáticos, destaco ausência de resposta das duas combinações para os 6 pacientes com tumores de células germinativas.

 

Filiação:

Dra. Jamile Almeida
Residência em Oncologia Clínica pelo ICESP/FMUSP
Oncologista clínico da Oncoclinica – Oncologistas Associados