Instalar App SBOC


  • Toque em
  • Selecione Instalar aplicativo ou Adicionar a lista de início

SBOC REVIEW

ASCO GU 2021 / Sunitinibe versus cabozantinibe, crizotinibe ou savolitinibe no carcinoma de células renais papilífero metastático: resultados do estudo SWOG 1500 de fase II randomizado

Resumo do artigo:

O SWOG 1500 é um estudo de fase II randomizado que comparou inibidores de MET com sunitinibe em pacientes com carcinoma papilar de células renais metastáticos sem tratamento prévio. O objetivo primário avaliou sobrevida livre de progressão de cada braço experimental com sunitinibe. Cento e cinquenta e dois pacientes foram randomizados na razão de 1:1:1:1 para sunitinibe (50 mg OD 4/2 semanas), cabozantinibe (60 mg OD), crizotinibe (250 mg BID) e savolitinibe (600 mg OD). 30% tinham carcinoma papilar do tipo I, 54% tipo 2 e 25% não especificado de acordo com a avaliação da patologia central. Uma análise de futilidade foi programada após 15 eventos de sobrevida livre de progressão que resultou no fechamento dos braços do crizotinibe e savolitinibe. Houve um ganho estatisticamente significativo no braço do cabozantinibe em relação ao sunitinibe, com uma mediana de sobrevida livre de progressão de 9,0 meses vs 5.6 meses (HR 0,6; IC 95% 0,37-0,97; p=0,019) e uma taxa de resposta objetiva de 23% vs 4%, respostas completas só foram observadas no grupo do cabozantinibe (5% vs 0%). Na avaliação preliminar da sobrevida global não foi verificada diferença estatisticamente significativa entre os braços.

 

Sumanta Pal et al. - Sunitinib versus cabozantinib, crizotinib or savolitinib in metastatic papillary renal cell carcinoma (pRCC): Results from the randomized phase II SWOG 1500 study.
Sunitinibe versus cabozantinibe, crizotinibe ou savolitinibe no carcinoma de células renais papilífero metastático: resultados do estudo SWOG 1500 de fase II randomizado.

 

Comentários dos avaliadores científicos:

Dr. José Mauricio Mota 

O estudo SWOG1500 demonstrou a superioridade do cabozantinibe em relação ao sunitinibe para esses pacientes, podendo representar o papel da inibição combinada de MET e VEGFR nessa doença. Destaca-se que esse foi o primeiro estudo randomizado a completar o recrutamento tendo incluído apenas indivíduos com carcinoma renal papilífero metastático.

Dra. Mariane Fontes 

O carcinoma papilar de células renais é uma patologia rara, que representa apenas 15% dos canceres renais. Até o momento, os dados referentes a potenciais tratamentos eram limitados e de baixa qualidade. O SWOG 1500 é o primeiro estudo randomizado que recrutou exclusivamente pacientes com carcinoma papilar de células renais metastático. A escolha de investigar inibidores de MET nesta população é interessante considerando que o proto-oncogene MET estará alterado em uma proporção modesta de pacientes. O cabozantinibe aumentou a sobrevida livre de progressão e taxa de resposta de forma significativa em comparação ao sunitinibe e o benefício foi observado em todos os subgrupos avaliados. Diante desses resultados, cabozantinibe deve ser considerado o tratamento inicial de escolha para carcinoma papilar de células renais avançado.

 

Filiações:

Dr. José Mauricio Mota
Residência em Oncologia Clínica pelo ICESP/FMUSP
Oncologista clínico no ICESP/FMUSP e Oncologia D’Or
Chefe do grupo de tumores geniturinários, ICESP/FMUSP
Doutorado em Oncologia pela USP; Advanced Clinical Fellowship pelo Memorial Sloan Kettering Cancer Center

Dra. Mariane Fontes Dias
Residência em Oncologia Clínica pelo INCA
Oncologista clínico no ICESP/FMUSP e Oncologia D’Or
Médica oncologista do Grupo Oncoclinicas Rio de Janeiro, com fellowship em uro-oncologia e desenvolvimento de drogas pelo Royal Marsden NHS Foundation Trust/Institute of Cancer Research – Londres. Membro do LACOG-GU