Instalar App SBOC


  • Toque em
  • Selecione Instalar aplicativo ou Adicionar a lista de início

SBOC REVIEW

Axitinibe e pembrolizumabe em carcinoma de células renais avançado ou metastático

Estudos anteriores mostraram benefícios clínicos na combinação de VEGF-TKI e inibidores de checkpoint PD-1 em pacientes com carcinoma de células renais metastático (mCRR), porém com alto perfil de toxicidade. Nesse estudo de fase 1b, não-randomizado, multicêntrico e que incluiu um total de 52 pacientes, Atkins et al avaliaram o perfil de segurança e a eficácia da combinação de axitinibe com pembrolizumabe em pacientes com mCCR apresentando os seguintes resultados.

A dose máxima tolerada foi axitinibe 5 mg 2 vezes ao dia e pembrolizumabe 2mg/kg a cada 3 semanas. A duração média do tratamento foi de 14,5 meses com 25 pacientes ainda em tratamento na data limite para essa etapa da avaliação. A taxa de eventos adversos grau 3 ou 4 foi de 34 pacientes (65%) apresentando hipertensão, diarreia, fadiga, entre outros, sendo que um total de 28 pacientes (54%) apresentou eventos adversos graves como diarreia, dispneia e colite. Em follow-up mediano de 20,4 meses, 38 (73%) pacientes alcançaram resposta objetiva sendo: 8% resposta completa e 65% resposta parcial. Ainda, adicionais 15% apresentaram doença estável. Notavelmente, 48 de 51 pacientes (94%) apresentaram algum grau de redução do tamanho tumoral. A sobrevida global não foi alcançada nesse estudo, porém a mediana para sobrevida livre de progressão foi de 20,9 meses. Um total de seis pacientes faleceram: quatro pelo CRR e dois por causas desconhecidas.

Atkins MB, et al. The Lancet Oncology Feb;2018 PMID: 29439857

Comentário: Esse estudo apresenta resultados encorajadores em termos de resposta clínica, com perfil de toxicidade alto, porém dentro do esperado. Importante ressaltar que se trata da combinação de duas drogas que poderiam ser usadas sequencialmente – neste caso com menor toxicidade e custos. Resultados do estudo de fase 3 serão cruciais para termos uma visão mais apropriada dessa combinação na prática clínica.

Dr. Paulo G. Bergerot
Oncologista clínico
Postdoctoral research fellow no City of Hope Comprehensive Cancer Center (Duarte, Califórnia, EUA)
ASCO Journal Editorial Fellow