Instalar App SBOC


  • Toque em
  • Selecione Instalar aplicativo ou Adicionar a lista de início

SBOC REVIEW

CA209-9JC – Um estudo de fase II de nivolumabe em primeira linha em pacientes com carcinoma epidermóide de pele localmente avançado ou mestastático

Resumo do artigo:

O carcinoma epidermóide de pele (CEC) representa um dos tumores mais frequentemente diagnosticados, com números crescentes nas últimas décadas. Para pacientes com doença avançada, historicamente as opções de tratamento eram limitadas, e baseadas em quimioterapia citotóxica ou drogas-alvo com limitada eficácia. Frente aos mecanismos de carcinogênese e potencial imunogênico, conduzimos um estudo de fase II, multicêntrico, com o objetivo de avaliar a eficácia do nivolumabe em pacientes com CEC de pele avançado sem tratamentos sistêmicos prévios. Foram incluídos 24 pacientes, em sua maioria caucasoides e com predomínio de indivíduos do sexo masculino. A mediana de idade dessa coorte foi de 74 anos, variando de 48 a 93 anos. Dentre os 22 pacientes avaliáveis para resposta por critérios RECIST (desfecho primário do estudo) nessa primeira análise interina, a taxa de resposta objetiva foi de 54.5%, e a taxa de controle de doença foi de 77%. As medianas de sobrevida livre de progressão e sobrevida global não foram atingidas. Eventos adversos de grau 3 ou superior ocorreram em 21% dos pacientes. 

 

CA209-9JC: A phase II study of first-line nivolumab (NIVO) in patients (pts) with locally advanced or metastatic cutaneous squamous cell carcinoma. Munhoz RR, et al. J Clin Oncol 38: 2020 (suppl; abstr 10044).
CA209-9JC – Um estudo de fase II de nivolumabe em primeira linha em pacientes com carcinoma epidermóide de pele localmente avançado ou mestastático.

 

Comentário do autor:
Trata-se de um estudo de braço único, concebido e conduzido integralmente no Brasil, que reforça o papel da imunoterapia com agentes anti-PD-1 como tratamento padrão no CEC de pele avançado. Convém salientar a elevada eficácia e perfil de tolerância favorável do nivolumabe, mesmo nessa população com idade avançada.

 

Autor:
Dr. Rodrigo Munhoz
- Residência em Oncologia Clínica no Hospital Sírio Libanês; Clinical Fellow no Memorial Sloan Kettering Cancer Center
- Médico Titular do Centro de Oncologia do Hospital Sírio Libanês; Médico Assistente no Instituto do Cancer do Estado de São Paulo
- Coordenador do Programa de Residência Médica em Oncologia Clínica do Hospital Sírio Libanês
- VP para Ensino da SBOC