SBOC REVIEW
Campos de tratamento de tumores (TTFields) associado a terapia padrão em câncer de pulmão não pequenas células (CPNPC) após falha à platina: Estudo randomizado de fase 3, LUNAR
Resumo do artigo:
Os TTFields são campos elétricos que interrompem processos críticos para a viabilidade das células cancerígenas. Os TTFields são fornecidos por um dispositivo portátil não invasivo, já aprovado pelo FDA no contexto de glioblastoma e mesotelioma. Estudos pré-clínicos em câncer de pulmão não-pequenas células (CPNPC) demonstraram que os TTFields aumentam a resposta imune antitumoral, através da interrupção da mitose e subsequente indução de morte celular imunogênica. Além disso, foi demonstrado que os TTFields sinergizam com taxanos e inibidores de checkpoint imunológico (ICI). O estudo LUNAR é um estudo de fase III randomizado, global, projetado para avaliar a segurança e a eficácia do TTFields (150 kHz) com terapia padrão (ICI ou docetaxel por escolha do investigador) versus (vs) terapia padrão isolada no CPNPC metastático com progressão durante ou após a terapia à base de platina.
O desfecho primário do estudo foi sobrevida global (SG). E os desfechos secundários foram SG nos subgrupos tratados com ICI e docetaxel. Outros desfechos secundários foram sobrevida livre de progressão (SLP) e eventos adversos (EAs).
Foram randomizados 276 pacientes, entre fevereiro de 2017 a novembro de 2021, para receber TTFields + terapia padrão (n=137) vs terapia padrão (n=139). As características basais foram equilibradas, 89% dos pacientes possuíam uma linha de terapia prévia, sendo ICI em 31%. O estudo LUNAR atingiu seu objetivo primário de SG. A SG mediana em TTFields + terapia padrão foi de 13,2 meses vs 9,9 meses para terapia padrão, com uma hazard ratio de 0,74 e P de 0,035. A taxa de SG em três anos foi de 18% no braço TTFields + terapia padrão vs 7% no braço terapia padrão. A SG foi particularmente proeminente nos pacientes tratados com ICI. A SG mediana foi de 18,5 meses no TTFields + ICI vs 10,8 meses no subgrupo ICI isoado (n=134), com uma taxa de risco de 0,63 e um valor P de 0,03. A taxa de SG em três anos foi de 27% vs 9%, respectivamente. A SG mediana no subgrupo TTFields + docetaxel (n=142) foi de 11,1 meses vs 8,7 meses no subgrupo docetaxel, com uma taxa de risco de 0,81 e um valor P de 0,28. A SLP mediana foi de 4,8 meses para TTFields + terapia padrão e 4,1 meses para terapia padrão com uma taxa de risco de 0,85 e um valor P de 0,23. A taxa de resposta geral foi de 20% para TTFields + terapia padrão vs 17% para terapia padrão. Cinco respostas completas foram observadas, todas naqueles tratados com ICI, sendo quatro com TTFields + ICI e uma com ICI isolado.
Por fim, a análise de EAs demonstrou que foi semelhante entre os braços (97% TTFields + terapia padrão vs 91% terapia padrão), assim como as taxas de EAs de grau 3 ou superior, 53% em TTFields + terapia padrão vs 38% no braço terapia padrão. A única diferença notável foi a dermatite, que ocorreu em 43% no braço TTFields + terapia padrão, sendo que a maioria correspondia a irritação cutânea local de grau 1 e 2; 6% tiveram dermatite grau 3. Os EAs que levaram à descontinuação foram de 36% em TTFields + terapia padrão vs 20% no braço terapia padrão. Não houve toxicidades de grau 4 nem mortes atribuíveis ao TTFields.
Em conclusão, o estudo LUNAR atingiu seu objetivo primário de SG. TTFields demonstrou atividade ao estender significativamente a SG, quando associado a terapia padrão, em pacientes com CPNPC após falha de platina sem exacerbar toxicidades sistêmicas, bem como com poucos EAs relacionados ao dispositivo.
Comentário do avaliador científico:
Os TTFields são campos elétricos emitidos por transdutores colocados na pele próxima ao tumor, que agem na interrupção da mitose através da ação da carga nas células, causam estresse na replicação e morte celular imunológica.
O estudo LUNAR atingiu seu objetivo primário com benefício de SG, mas sem diferença em SLP. Houve benefício de TTFields + ICI, mas não com docetaxel. Existem justificativas propostas para atividade na associação com ICI, mas o esperado seria que TTFields também demonstrasse efeito com docetaxel.
No início do estudo, ICI era o padrão de 2a linha. No entanto, em 2018, ICI passou para 1a linha, de forma que atualmente, ICI não é mais usado como foi no LUNAR. Assim, a 1a ressalva é que o desenho do estudo não reflete o padrão atual.
Apesar de ter sido uma abordagem bem tolerada, é desconhecido o impacto na qualidade de vida. Os TTFields não são invasivos, mas são volumosos. Os transdutores podem ser um pouco inconvenientes, pois precisam ser usados no mínimo 18h por dia. Deve haver uma tomada ou pelo menos uma bateria para permitir que funcionem. Portanto, outra desvantagem é com a logística.
Em conclusão, apesar das ressalvas, o estudo LUNAR mostrou que TTFields corresponde a uma modalidade de tratamento potencialmente transformadora de paradigmas. Estudos avaliando TTFields + terapia padrão na 1a linha do CPNPC estão em andamento.
Citação: Leal T, Kotecha R, Ramlau R, et al. Tumor Treating Fields therapy with standard systemic therapy versus standard systemic therapy alone in metastatic non-small-cell lung cancer following progression on or after platinum-based therapy (LUNAR): a randomised, open-label, pivotal phase 3 study.
DOI:https://doi.org/10.1016/S1470-2045(23)00344-3
Avaliador científico:
Dr. Ana Cláudia Galdino Franzoni
Atual Oncologista Clínica Titular do Grupo Oncoclinicas, unidade Florianópolis – SC.
Oncologia Clínica – Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo – SP